• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#79127
No dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional das Mulheres. Essa data é celebrada anualmente para lembrar as conquistas femininas ao longo da história. Nesse ínterim, é interessante pontuar que, se a Administração Pública brasileira fornecer absorventes, tampões e remédios contra cólicas gratuitamente, as mulheres terão mais uma conquista a comemorar. Para isso, é preciso minimizar os impactos da pobreza estrutural e o Governo deve dar mais atenção à carência menstrual.

A princípio, vale mencionar que a falta de capital ocasiona a pobreza menstrual. Nesse sentido, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), no ano de 2019, o Brasil tinha 13, 7 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Assim sendo, infere-se que as mulheres que fazem parte desse grupo não possuem condições de comprar utensílios necessários no período menstrual. Como consequência, essas cidadãs precisam improvisar como podem, isto é, substituir absorventes e tampões por outros ítens não apropriados, o que as fazem correr o risco de contrair infecções, além de ser indigno. Em síntese, mudar esse panorama é fundamental para garantir o bem-estar dos indivíduos do sexo feminino.

Ademais, a falta de atitudes do Estado é uma das principais causas do imbróglio. Esse fato se dá, haja vista que não há políticas públicas, por exemplo, distribuição de ítens básicos e debates acerca do período menstrual. Dessa forma, é justo referenciar o sociólogo Émile Durckeim, o qual afirma que a sociedade é como um corpo biológico, visto que ambos são compostos por partes interdependentes, ou seja, quando uma dessas repartições não cumpre sua função, outras são prejudicadas. Em consonância com essa teoria, as mulheres sofrem as consequências da falta de apoio do governo, o qual não faz nada para combater a precariedade menstrual. Em suma, fica claro que é preciso medidas por parte do Estado.

Portanto, a fim de combater a miséria menstrual no Brasil, o Ministério da Saúde deve elaborar um projeto de lei que vise distribuir utensílios essenciais no ciclo menstrual em diversos lugares, como banheiros públicos, postos de saúde, escolas e prisões. Tal projeto pode ser colocado em prática depois de ser entregue à câmara dos deputados e aprovado pelo presidente. Assim, os próximos dias 08 de março, terão mais uma vitória das mulheres para festejar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#79128
Hey, galera! Vou deixar essa redação aqui e se alguém quiser corrigir, agradeço. Não estou marcando ninguém porque acredito que há muitas redações para corrifir e vocês devem estar ocupados.

Algumas pessoas costumam pontuar minhas redações de qualquer jeito, só para abaixar a minha nota. Peço a essas pessoas: por favor, não façam isso!

:mrgreen: obrigadaaaa!
Avatar do usuário
Por vanussa
Quantidade de postagens
#79182
Sua redação está maravilhosa, parabéns.❤️

Tem como você ir da uma olhadinha na minha, lhe marquei lá
Avatar do usuário
Por Jackeline10
#79348
Sua redação ficou muito boa, a contextualização com o dia da mulher foi uma boa ideia, mas observe qlue em nenhum momento você trouxe um repertório cultural. Só uma dica para melhorar ainda mais.
Avatar do usuário
Por Warkes30
Quantidade de postagens
#79354
@Jackeline10, de acordo com o manual de corretores do enem, apenas um repertório sócio cultural produtivo garantem os 200 pontos da 2 competência, percebe-se que a@Gi69, trouxe o dia da mulher, os dados do ibge, além do filósofo ÉMILE DURKHEIM, todos produtivos

Geralmente, quando se comete um crime considerado […]

No Brasil, os desafios para a atenuaç&atild[…]

Trabalho infantil no Brasil

Não é recente o trabalho infantil no[…]

A violência doméstica

No documentário "Cenas de um homic&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM