A princípio, vale mencionar que a falta de capital ocasiona a pobreza menstrual. Nesse sentido, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), no ano de 2019, o Brasil tinha 13, 7 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Assim sendo, infere-se que as mulheres que fazem parte desse grupo não possuem condições de comprar utensílios necessários no período menstrual. Como consequência, essas cidadãs precisam improvisar como podem, isto é, substituir absorventes e tampões por outros ítens não apropriados, o que as fazem correr o risco de contrair infecções, além de ser indigno. Em síntese, mudar esse panorama é fundamental para garantir o bem-estar dos indivíduos do sexo feminino.
Ademais, a falta de atitudes do Estado é uma das principais causas do imbróglio. Esse fato se dá, haja vista que não há políticas públicas, por exemplo, distribuição de ítens básicos e debates acerca do período menstrual. Dessa forma, é justo referenciar o sociólogo Émile Durckeim, o qual afirma que a sociedade é como um corpo biológico, visto que ambos são compostos por partes interdependentes, ou seja, quando uma dessas repartições não cumpre sua função, outras são prejudicadas. Em consonância com essa teoria, as mulheres sofrem as consequências da falta de apoio do governo, o qual não faz nada para combater a precariedade menstrual. Em suma, fica claro que é preciso medidas por parte do Estado.
Portanto, a fim de combater a miséria menstrual no Brasil, o Ministério da Saúde deve elaborar um projeto de lei que vise distribuir utensílios essenciais no ciclo menstrual em diversos lugares, como banheiros públicos, postos de saúde, escolas e prisões. Tal projeto pode ser colocado em prática depois de ser entregue à câmara dos deputados e aprovado pelo presidente. Assim, os próximos dias 08 de março, terão mais uma vitória das mulheres para festejar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.