• Avatar do usuário
#82765
:) Ultimamente a garantia de acesso à cidadania tem sido coibida quando se observa as quase 3 Milhões de pessoas no Brasil que não possuem seu registro civil, tornando-se invisível perante o estado. Desse modo, é inadmissível, visto que sem tal documento o individuo não tem acesso aos seus direitos como cidadão, como: auxílio, carteira de trabalho e até mesmo a educação. Além do mais, tal problemas é causado principalmente pela ausência de medidas governamentais e pela falta de informação.
Primeiramente, vale ressaltar a constituição federal de 1988, que afirma que todos os cidadãos têm direito ao trabalho, saúde e educação, dentre outros. No entanto, sem seu registro civil o cidadão não tem acesso a maioria desses direitos indispensáveis. Resultado da má administração do governo, que tem como obrigação fiscalizar e resolver esses problemas. Ademais, existe um paradoxo que se liga a essa problemática do grande físico Isac Newton em sua primeira lei de Newton, que diz :“Um corpo tende a se manter em repouso se nenhuma outra força agir sobre ele”
Segundamente, existe uma lacuna de falta de informação e divulgação que colabora para a não diminuição desses quase 3 milhões de brasileiros sem identidade. Já que, grande parte desse valor são de pessoas que vivem de extrema pobreza, muito delas negras. Ou seja, quase não se tem acesso à informação em telejornais, internet e a meios de transportes. O que é lamentável de se ver em plena sociedade contemporânea!
Com base nos fatos, faz-se preciosa a solução desse problema. E indispensável, que o estado por meio de uma grande propaganda e por vários anúncios, reserve um dia a cada 15 dias para se fazer um mutirão com pessoas capacitadas com a finalidade de registras cidadãos de seu estado. Como por exemplo, o dia D da vacinação que funciona muito bem. Vale lembrar que seria de suma importância disponibilizar meios de transportes para buscar essas pessoas.

(Obrigada por ter a paciência de ler minha redação, Muito obrigada! Você me ajuda a fazer diferente :D )
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM