• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Loloy
Quantidade de postagens
#77448
Em 1972, na Conferência de Estocolmo, o primeiro grande debate sobre sustentabilidade aconteceu com o intuito de estabelecer projetos para melhorar a relação entre sociedade, empresas e o meio ambiente. Atualmente, no Brasil, um problema que gera danos à natureza e diminui a qualidade de vida dos brasileiros é o descarte inadequado do lixo. Assim, vale analisar os principais aspectos que favorecem esse quadro: o desconhecimento por parte dos cidadãos em entender os danos causados pelos resíduos à natureza e políticas públicas pouco efetivas para a solução dessa situação.

A princípio, uma parcela da população brasileira ignora como o lixo descartado pode afetar o meio ambiente e causar consequências à sociedade. Em consonância com o sociólogo Zygmunt Bauman, os indivíduos, na sociedade contemporânea, preferem o bem individual em detrimento do bem coletivo. Nesse sentido, ao jogar detritos em lagoas, terrenos baldios ou qualquer outro espaço impróprio a essa finalidade, as pessoas ignoram que esses mesmos objetos poluem mananciais de rios, criam ambientes propícios para a proliferação de animais transmissores de doenças e, com isso, diminui a qualidade de vida de toda a população. Desse modo, é necessário a união da coletividade a fim de mitigar essa conjuntura.

Outrossim, o Estado é peça fundamental para entender esse quadro. Segundo o pensamento do economista John Keynes, as autoridades públicas de um país devem amparar a sua população em seus direitos básicos, nesse caso, é preciso garantir a proteção ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos. Nessa perspectiva, o Brasil é um dos países com menor índice de reciclagem do mundo, contribuindo, assim, para o supracitado “descarte a céu aberto”, além disso, poucos municípios possuem meios de transportar reciclados, situação que contribui para o baixo índice de reciclagem. Dessa forma, o governo deve reavaliar suas políticas voltadas ao descarte de resíduos e com o propósito de sair da categoria de piores países em relação ao tratamento de material descartável.

Evidencia-se, portanto, que a problemática do lixo, na sociedade brasileira, deve ser debatida e resolvida. Para tanto, a Secretaria Especial de Comunicação Social deve divulgar publicidades para conscientizar a população dos riscos que o descarte impróprio do lixo leva à população. Além disso, os municípios do país devem desenvolver e aplicar leis que redirecionem uma parcela da arrecadação municipal na compra de transportadores de lixo reciclável com a intenção de facilitar a coleta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

https://projetoredacaonota1000.com.br/combate-ao-a[…]

GabrielFelix obg💕

TEMA: Exploração trabalhista

GabiSantos eurodrigo anasilva1 Rayanne07 […]

willoliveira thayolivb , Jotaveh , walace […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM