Primeiramente, convém ressaltar que, dentre os direitos assegurados pela Constituição brasileira, o direito à liberdade de expressão não se sobrepõe aos outros. Entretanto, a ideia propagada hodiernamente é que no ambiente digital não existem leis. Tal ideologia, corrobora com os crimes cibernéticos, os quais devido a carência de políticas públicas acabam sem punições. Mediante a falta de consciência de alguns usuários a segurança dos demais é violada.
Outrossim, é importante salientar que a população não é a única responsável por tais práticas estarem acontecendo na internet, tendo em vista que, as entidades responsáveis pela formação de preceitos éticos e morais, não abordam temas como a boa conduta nos meios digitais priorizando o respeito a todos. Ademais disso, o descaso do governo acerca do que é permitido ou não na internet, gera desinformação e proliferação de discursos de ódio. Fazendo uso disso, muitas pessoas mal intencionadas cometem crimes de ódios a diversos grupos étnicos justificando estarem fazendo uso da sua liberdade de expressão.
Portanto, diante do mau uso da liberdade de expressão nas mídias sociais, faz-se mister, que o Ministério da Educação, instituição responsável por formar conceitos éticos, elabore palestras nas instituições de ensino, tendo como base a educação e o respeito no ambiente digital, por meio de recursos governamentais. Por isso, é importante que tal ação torne-se parte intrínseca da Base Nacional Comum Curricular, garantindo o aprendizado de todos acerca dos impasses causados pelo discurso de ódio, quando este é disseminando, pois somente desta maneira, os cidadãos poderão entender quais ações violam os direitos da população, obtendo por meio da educação, a diminuição dos crimes cibernéticos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada