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#46553
Émile Durkeim é um sociólogo e afirmar que a sociedade é um organismo vivo, na qual todos dependem de todos, para juntos ter uma coesão social. No entanto, o Brasil tem um sistema penitenciário que reflete as anomalias da sociedade, tais como, questões raciais. Além disso, o sistema carcerário está diretamente relacionado com a desigualdade social e principalmente a falta de um sistema educacional.

O Apartheid foi um sistema racial, implantado na África do Sul, na qual os negros eram separados da minória branca, pois eram considerados inferiores. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, cerca de 63,7% da população carcerária é negra e parda, o que demostra que o sistema possui uma cor específica, a cor negra. Por outro lado, não é difícil perceber que a maioria dos cargos públicos são representados por brancos, e consequentemente a população negra está cada dia mais preenchendo os menores cargos e as periferias das cidades, e por isso muitos se sentem sem pespectiva de vida, a não ser o mundo do crime, como é retrado no filme "A cidade de Deus".

A educação é fundamental para o bom desenvolvimento da sociedade. No entanto, o Brasil possui um dos menores índices de desenvolvimento humano e consequentemente tem um sistema educacional franco, pois o mesmo é incapaz de gerar transformação social. Por outro lado, o Brasil possui a nona maior economia do mundo, entretanto, a riqueza está concentrada nas mãos de poucos, o que promove o aumento dos números de furtos, pois existe uma grande porcentagem de pessoas desempregadas e famintas no país.

Portanto, infere- se a necessidade de medidas públicas. O Governo Federal deve assegurar que tais anomalias sejam solucionadas, por meio da inclusão dos jovens no mercado de trabalho desde cedo, para impedir que os mesmos entrem no mundo do crime. Por outro, é fundamental que o Ministério da Educação estabeleça um ensino educacional capaz de ensinar e mudar o pensamento da sociedade, por meio de professores e diretores bem qualificados, e preparados para jovens rebeldes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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