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#50068
Promulgada pela ONU em 1948, a declaração Universal Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Entretanto, ainda que a doação de sangue seja uma atitude que vise garantir a saúde coletiva, é fato que, ela se sustente a partir de um ato voluntário. Ou seja, um dos principais obstáculos desta prática é alimentar o desejo de doar entre a população; isto, somado a falta de mobilização em forma de campanhas que abordem a importância social; a precariedade de informações sobre o assunto se manifesta como um outro agente problematizador.
Em primeiro lugar, é fundamental destacar que a mobilização voluntária está intrinsecamente ligado ao acesso seguro a informação. Relembrando assim, um importante evento histórico ocorrido no Rio de Janeiro, em 1904 denominado como " A Revolta da Vacina"; onde a população se recusou a vacinação obrigatória. Este acontecimento, demonstra o impacto negativo da "desinformação" gerada pelo governo do período, naquela sociedade. E que teve como consequência um significativo retrocesso na evolução da saúde pública no Brasil.
Nisto, a falta de campanhas e publicidade por parte dos órgãos públicos, dificultam o interesse e a procura da população pela doação de sangue. Paralelamente, a realidade atual se assemelha muito ao evento histórico anteriormente mencionado, sabendo que em ambos os casos o problema de origina na falta de informações e familiaridade da sociedade com o tema.
Portanto é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para os obstáculos da doação de sangue no Brasil, urge que o Ministério da Saúde crie, por meio de propagandas um projeto incentivador e inclusivo, onde a população possa entender com clareza e participar ativamente da causa. Somente assim, será possível impulsionar a doação de sangue como uma atitude cidadã, de amor ao próximo e a si mesmo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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