A partir dessa ideia, vale pontuar como uma das principais dificuldades confrontadas pela população brasileira diante do baixos índices de salubridade em locais periféricos, a discriminação grupal. Nesse contexto, pode-se citar, a teoria da Justiça do sociólogo Jonh Rawls, que estabelece suas concepções de equidade distributiva para conciliar as noções de liberdades,igualdades e direitos fundamentais para todos, no entanto, o cenário atual encontra-se de maneira contrária em relação as minorias, sendo os indivíduos de baixa renda que não tem acesso à água potável e ao tratamento de esgotos. Isso é nocivo à nação.
Outrossim, faz-se mister destacar outro ponto provocador dessa mazela social, a saber a irresponsabilidade governamental. A inação do poder público facilita o crescimento desordenado de enfermidades,bem como, a dengue, cólera e a leptospirose, ocasionados pela ausência dos órgãos responsáveis para viabilizar a efetivação de políticas públicas voltadas para essa problemática. Nessa lógica, cabe mencionar o contrato social do filósofo Rosseau, que assegura ser o deve do estado garantir o bem-estar do povo. Logo, torna-se imediato resolver esse embróglio.
Portanto, o Governo Federal deve criar um plano por meio de parceiras públicas para abranger as comunidades carentes e habitacionar construções de instalações para o tratamento de esgotos e água limpa . Ademais, o mesmo órgão precisa investir no aumento da destinação de verbas para reverter a situação de escassez do saneamento, mediante uma maior parcela do Produto İnterno Bruto, que fornecerá capital para esse fim. Desse modo, viveremos em uma sociedade utópica e, o contrato Rousseniano será comprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada