• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#78962
A constituição Federal de 1988, garante um corpo social justo e uma vivência digna a toda população brasileira. No entanto, essas práticas não vêm sendo aplicadas corretamente quando observa-se os avanços e desafios do direitos do consumidor no Brasil. Nesse viés a sociedade se depara com obstáculos para combater esse cenário: falha no atendimento e a dificuldade para solucionar o problema.

Em primeira análise, observa-se a falha nos canais de comunicação das empresas, o que impede que o consumidor faça sua reclamação. Segundo Djamila Ribeiro, escritora brasileira " Para atuar sobre um problema, é preciso tira-lo da invisibilidade. Nota-se que a falha no atendimento, apesar de ser muito frequente ainda é uma barreira invisível para a sociedade. Dessa forma, torna-se mais um desafio que afeta os direitos do consumidor no Brasil.

Além disso, as dificuldades para solucionar o problema também é outro fator que prejudica a vida do cliente , e muito presente na problemática. Dessa forma, fica explícito que apesar desse setor ter dado grandes avanços o sistema que deveria ajudar os clientes com suas reclamações se encontra muito distante deles, o qual fica cada vez mais complicado de se resolver.

Portanto, medidas são essenciais para reverter esse cenário caótico. Desse modo, cabe ao Ministério do Trabalho, desenvolver novas leis mais eficientes e políticas nos locais de trabalho. Fazendo com que as empresas consiga atender todos os seus clientes com responsabilidade e que o consumidor desfrute dos seus direitos consolidados na constituição de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#79162
Olá @Alice02. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


A 7constituição Federal de 1988, garante um corpo social justo e uma vivência digna a toda população brasileira. No entanto, essas práticas não vêm sendo aplicadas corretamente quando observa-se os avanços e desafios do direitos do consumidor no Brasil. Nesse viés3 a sociedade se depara com obstáculos para combater esse cenário: falha no atendimento e a dificuldade para solucionar o problema.

➤ Ao trazer um repertório para seu texto, escreva-o com letra maiúscula
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


Em primeira análise, observa-se a falha nos canais de comunicação das empresas, o que impede que o consumidor faça sua reclamação. Segundo Djamila Ribeiro, escritora brasileira " Para atuar sobre um problema, é preciso tira-lo da invisibilidade. Nota-se que a falha no atendimento, apesar de ser muito frequente ainda é uma barreira invisível para a sociedade. Dessa forma, torna-se mais um desafio que afeta os direitos do consumidor no Brasil.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Além disso, as dificuldades para solucionar o problema 6também é outro fator que prejudica a vida do cliente , e muito presente na problemática. Dessa forma, fica explícito que apesar desse setor ter dado grandes avanços3 o sistema que deveria ajudar os clientes com suas reclamações se encontra muito distante deles, 6o qual fica cada vez mais complicado de se resolver.

Substituição: também é outro fator que prejudica a vida do cliente , e muito presente na problemática. ➝ também representam outro pilar da problemática que prejudica a vida do cliente
Substituição: o qual fica cada vez mais complicado de se resolver. ➝ fazendo com que o imbróglio torne-se mais difícil de se resolver
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


Portanto, medidas são essenciais para reverter esse cenário caótico. Desse modo, cabe ao Ministério do Trabalho,3 desenvolver novas leis mais eficientes e políticas nos locais de trabalho.3 Fazendo com que as empresas 1consiga atender todos os seus clientes com responsabilidade e que o consumidor desfrute dos seus direitos consolidados na 1constituição de 1988.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM

No Brasil contemporâneo, há de ser en[…]

Como a arte pode ser inclusiva no Brasil? Ao menc[…]

Francis29 bibipadilha P300 VanessaSousa d[…]

O assédio no Brasil

Alicerdg12 desculpa, mas onde está os seu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM