Em primeira análise, observa-se a falha nos canais de comunicação das empresas, o que impede que o consumidor faça sua reclamação. Segundo Djamila Ribeiro, escritora brasileira " Para atuar sobre um problema, é preciso tira-lo da invisibilidade. Nota-se que a falha no atendimento, apesar de ser muito frequente ainda é uma barreira invisível para a sociedade. Dessa forma, torna-se mais um desafio que afeta os direitos do consumidor no Brasil.
Além disso, as dificuldades para solucionar o problema também é outro fator que prejudica a vida do cliente , e muito presente na problemática. Dessa forma, fica explícito que apesar desse setor ter dado grandes avanços o sistema que deveria ajudar os clientes com suas reclamações se encontra muito distante deles, o qual fica cada vez mais complicado de se resolver.
Portanto, medidas são essenciais para reverter esse cenário caótico. Desse modo, cabe ao Ministério do Trabalho, desenvolver novas leis mais eficientes e políticas nos locais de trabalho. Fazendo com que as empresas consiga atender todos os seus clientes com responsabilidade e que o consumidor desfrute dos seus direitos consolidados na constituição de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.