Em primeira análise, é importante ressaltar que de acordo com a organização não governamental True Orange, muitos jovens começaram a fumar por meio da influência de personagens de filmes e séries. Assim, na tentativa de conter essa situação a ONG propõe campanhas de incentivo a retirada de cenas de fumantes nas produções cinematográficas. Dessa forma, ações e atitudes como essa se tornam fundamentais e de suma importância para redução do número de fumantes.
Contudo, embora o número de fumantes tenha reduzido significativamente, apenas campanhas contra o tabagismo não são suficientes, uma vez que a indústria de cigarros ainda consegue articular situações de promoção do tabaco, mesmo com a proibição de propagandas favoráveis ao produto. Assim, para exemplificar, no filme “Obrigado por fumar” é retratado a construção e efetivação de estratégias feitas por empresários para influenciar e desenvolver a venda de cigarros. Logo, apesar de ser uma obra ficcional, o filme espelha a triste realidade da sociedade para garantir a prática do fumo.
Portanto, diante dos fatos apresentados, cabe ao Ministério da Saúde em colaboração com o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, criar e promover propagandas nacionais de antifumo. Logo, essa ação deve ocorrer por meio de divulgações nas redes televisivas, nas escolas e nas redes sociais, visto que a internet é um dos principais meios de comunicação utilizado no Brasil e no mundo e, assim, com a finalidade de alertar a população a respeito dos prejuízos causados pelo cigarro e reforçar a luta contra o tabagismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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