Em primeira análise cabe citar a crise econômica advinda da Pandemia causada pelo vírus do COVID-19 como uma impulsionadora do problema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, 14,1% da população brasileira se encontra em situação de desemprego, isso porque com o alastramento da doença, medidas se fizeram necessárias para contorna-la. Logo muitas empresas, mercados, lojas, e demais locais de trabalho, reduziram o número de produtos a serem vendidos, visto que não havia mais um grande número de consumidores, e demitiram boa parte dos funcionários diante da decadência econômica. Realidades como estas são extremamente prejudiciais para um funcionamento pleno da sociedade.
Ademais, a falta de capacitação tem se mostrado uma grande entrave relacionada a baixa empregabilidade. Em seu discurso Malala, defensora dos direitos à educação disse "Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo." Com isso observamos o impacto que a educação ou a falta dela apresenta na vida das pessoas, onde diante de um mercado de trabalho tão escasso e concorrido, um ensino superior ou até mesmo o ensino médio completo, coloca o individuo como um concorrente adequado a vaga.
Infere-se portanto que medidas precisam ser tomadas para resolver os aspectos do desemprego no Brasil. Desse modo faz se necessário que o corpo social seja criterioso na escolha de seus candidatos políticos, votando naqueles que apresentam propostas econômicas e trabalhistas eficazes. Além disso o Ministério da Educação deve capacitar os núcleos educacionais para promover uma educação de qualidade, com cursos técnicos implementados na grade escolar, que ocasionarão um maior preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. Feito isso espera-se que a entrave do desemprego seja removida da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada