Primeiramente, o preconceito é provocado por diversos fatores, tais como ofensas e constrangimentos, gestos de hostilidade. Além disso, é perceptível que os homossexuais estão sendo cada vez mais discriminados, principalmente no ambiente escolar, no meio familiar e nas instituições religiosas. Desse modo, essa desigualdade afeta a qualidade de vida dessas pessoas, indo em oposição à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Entretanto, nessa perspectiva, em vários períodos das civilizações, houve uma tentativa de se eliminar aqueles que apresentavam algum comportamento considerado estranho, bem como a Alemanha nazista, que na Segunda Guerra Mundial, durante o holocausto, também optou pelo extermínio daqueles que tinham uma certa "alteração mental". Todavia, atualmente a tolerância é maior, mas ainda prevalece a opressão dada por alguns heterossexuais.
Fica evidente, portanto, que a homofobia precisa ser combatida. Cabe a Escola realizar debates e palestras que estimulem o respeito às diferentes orientações sexuais, como forma de garantir a coletividade do corpo social. Assim, a sociedade brasileira poderá assegurar o exercício da cidadania em todos os setores sociais e, finalmente, ultrapassar antigos paradigmas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.