A partir disso, cabe pautar a falta de políticas públicas para o combate ao avanço da fome no Brasil como catalisador do revés. Sob esse viés, pode-se associar a Revolução Francesa - desencadeada pela miséria que acometia os franceses - com o cotidiano brasileiro, já que o Governo, por mais que adote medidas para reter o avanço da miséria - a exemplo do Auxílio Brasil, benefício que deveria ser destinado às pessoas carentes -, não alcança um resultado satisfatório com essas ações. Visto que, o salário mínimo é visivelmente insuficiente no que compete à aquisição de mantimentos básicos, tal carência gera uma subnutrição de pessoas, que se encontram, geralmente, nas favelas e nas ruas.
Ademais, é preciso compreender que a desigualdade social impossibilita a contenção da problemática discutida. Diante disso, o filme "O Poço" - um drama utópico que discorre acerca da avareza humana, demonstrando que os “níveis” mais altos usufruem, de forma infrene, diversos recursos em detrimento dos demais - tem forte ligação com a realidade brasileira, uma vez que tal sociedade é vigorosamente desigual. Consequentemente, as classes baixas, ao encontrarem-se privadas do acesso à subsistência, recorrem à criminalidade para dar sustento à família, gerando o aumento da insegurança pública; ou ao êxodo rural, superlotando as cidades e desencadeando ondas de desemprego, o que eleva o número de moradores de rua.
Por fim, torna-se imprescindível que ações ocorram para que haja uma inversão do quadro atual brasileiro. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, implementar a volta dos restaurantes populares - locais que serviam uma alimentação básica de baixo custo -, tal projeto seria realizado mediante o repasse de verbas. Este retorno ocorreria com a ajuda de ONG's - arrecadando cestas básicas em diversos locais, a exemplo de centros comerciais e eventos beneficentes -, tendo o fito de suprir as necessidades mais urgentes de famílias carentes, garantindo, assim, uma refeição por um preço acessível. Outrossim, cabe ao Poder Executivo, fiscalizar de forma efetiva o benefício "Auxílio Brasil", por intermédio de denúncias, analisando casos de fraudes, a fim de que os recursos sejam devidamente destinados aos sujeitos que, de fato, dependem dele. Com tais medidas, o cenário atual divergirá da realidade vista na obra do escritor Ulisses Tavares.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.