Avatar do usuário
Por mikahk
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97718
Em "Além da imaginação", do poeta Ulisses Tavares, é desenvolvida uma crítica acerca do estado da população brasileira, expondo a miséria e a fome presentes na vida dos seus indivíduos. Fora das páginas, a obra supracitada corresponde ao Brasil hodierno, em que cidadãos veem-se sem uma fonte segura de alimento, recorrendo a subprodutos, a migração ou ao mundo do crime para assegurar uma alimentação diária. Nessa conjuntura, fatores como a ineficácia do Poder Público e o contraste entre classes presente no corpo social fomenta essa problemática.

A partir disso, cabe pautar a falta de políticas públicas para o combate ao avanço da fome no Brasil como catalisador do revés. Sob esse viés, pode-se associar a Revolução Francesa - desencadeada pela miséria que acometia os franceses - com o cotidiano brasileiro, já que o Governo, por mais que adote medidas para reter o avanço da miséria - a exemplo do Auxílio Brasil, benefício que deveria ser destinado às pessoas carentes -, não alcança um resultado satisfatório com essas ações. Visto que, o salário mínimo é visivelmente insuficiente no que compete à aquisição de mantimentos básicos, tal carência gera uma subnutrição de pessoas, que se encontram, geralmente, nas favelas e nas ruas.

Ademais, é preciso compreender que a desigualdade social impossibilita a contenção da problemática discutida. Diante disso, o filme "O Poço" - um drama utópico que discorre acerca da avareza humana, demonstrando que os “níveis” mais altos usufruem, de forma infrene, diversos recursos em detrimento dos demais - tem forte ligação com a realidade brasileira, uma vez que tal sociedade é vigorosamente desigual. Consequentemente, as classes baixas, ao encontrarem-se privadas do acesso à subsistência, recorrem à criminalidade para dar sustento à família, gerando o aumento da insegurança pública; ou ao êxodo rural, superlotando as cidades e desencadeando ondas de desemprego, o que eleva o número de moradores de rua.

Por fim, torna-se imprescindível que ações ocorram para que haja uma inversão do quadro atual brasileiro. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, implementar a volta dos restaurantes populares - locais que serviam uma alimentação básica de baixo custo -, tal projeto seria realizado mediante o repasse de verbas. Este retorno ocorreria com a ajuda de ONG's - arrecadando cestas básicas em diversos locais, a exemplo de centros comerciais e eventos beneficentes -, tendo o fito de suprir as necessidades mais urgentes de famílias carentes, garantindo, assim, uma refeição por um preço acessível. Outrossim, cabe ao Poder Executivo, fiscalizar de forma efetiva o benefício "Auxílio Brasil", por intermédio de denúncias, analisando casos de fraudes, a fim de que os recursos sejam devidamente destinados aos sujeitos que, de fato, dependem dele. Com tais medidas, o cenário atual divergirá da realidade vista na obra do escritor Ulisses Tavares.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por mikahk
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97719
@Katsmoking
@geoca
@Gi69
@Anna1
@ManoelSan
@sandyejunior
@Vfarias
@anaclaradll
0
Avatar do usuário
Por sandyejunior
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97797
@mikahk
oiie, lembrando que nao sou experct nem nada, mas vou tentar ajudar como eu posso. Gostei da sua redação, ótimo uso de palabras, bem direto ao ponto do jeito que o enem gosta.
Introdução : ok! apresentou um repertorio, contextualizou e depois vem com a tese. certinho

D1: topico frasal ok. repertorio ok. exemplificação ok (muito bem aqui, enriquece o argumento qnd tem exemplos) e junto sua explicação.
só duas coisas que eu nao sei se estaria correto. primeiro é o uso do conectivo "visto que". nunca vi ele sendo usado como começo de período e sim como uma explicação de algo que ja esteja no começo do período (nao sei se vc entendeu, mas basicamente o visto que nao deve ser usado no começo de período). a segunda coisa "tal carência gera uma subnutrição de pessoas" acredito que fica melhor "tal carência gera subnutrição das pessoas" sem o "uma" pq não é um sujeito pra ter artigo.

D2:top adorei

intervenção: compeltinha, todos os cinco elementos estão presentes.

Olá, pessoal!! Estou voltando para a plataforma depois de um tempo off. Quem quiser minha opinião nas redações é só me marcar ;)
0
Avatar do usuário
Por mikahk
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97803
sandyejunior escreveu:@mikahk
oiie, lembrando que nao sou experct nem nada, mas vou tentar ajudar como eu posso. Gostei da sua redação, ótimo uso de palabras, bem direto ao ponto do jeito que o enem gosta.
Introdução : ok! apresentou um repertorio, contextualizou e depois vem com a tese. certinho

D1: topico frasal ok. repertorio ok. exemplificação ok (muito bem aqui, enriquece o argumento qnd tem exemplos) e junto sua explicação.
só duas coisas que eu nao sei se estaria correto. primeiro é o uso do conectivo "visto que". nunca vi ele sendo usado como começo de período e sim como uma explicação de algo que ja esteja no começo do período (nao sei se vc entendeu, mas basicamente o visto que nao deve ser usado no começo de período). a segunda coisa "tal carência gera uma subnutrição de pessoas" acredito que fica melhor "tal carência gera subnutrição das pessoas" sem o "uma" pq não é um sujeito pra ter artigo.

D2:top adorei

intervenção: compeltinha, todos os cinco elementos estão presentes.



Aiiiii, brigadaça!!!
Vou rever esses pontos e tentar não errar nas próximas redações, muito obrigada pela correção 😘😍
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
421 Exibições
por fabyy
A fuga da miséria e da fome no Brasil
por piett    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por piett
A erradicação da miséria existente no Brasil
por Suelenm    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por Suelenm
0 Respostas 
222 Exibições
por Lindayasmin
0 Respostas 
197 Exibições
por Luisa255
0 Respostas 
172 Exibições
por andreyhxz
0 Respostas 
103 Exibições
por aninhahere
Os desafios do combate à fome no Brasil
por Darinhaa    - In: Outros temas
0 Respostas 
64 Exibições
por Darinhaa
0 Respostas 
90 Exibições
por Sahhz
0 Respostas 
20 Exibições
por Viiccccc

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM