Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Sisin
#59878
“Fora de série”, um filme produzido pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro, traz matérias e relatos de jovens a respeito da própria evasão escolar. Seja ela por motivos financeiros, raciais, falta de interesse, dificuldade de aprendizagem ou outros, a proposta visa mostrar a realidade escolar de milhares de jovens e adultos no Brasil.
Em um dos relatos do filme, a questão discutida é a respeito do trabalho infanto juvenil, descrito por Clarice Santos, que tinha o seu direito de estudo negado pelo padrasto para que pudesse trabalhar e ajudar nas tarefas dentro de casa. Infelizmente, nas cidades mais carentes do Brasil, são recorrentes os casos de evasão devido à pobreza e necessidade de trabalho para sustento. Em regiões como Nordeste e Norte, as taxas e dados são mais elevados.
Outro assunto bastante discutido entre os jovens diz respeito a baixa qualidade de ensino ou desinteresse dos profissionais. A falta de verbas e planejamento por parte dos órgãos públicos muitas vezes se torna um fator que influencia na educação da escola e que reflete diretamente no interesse jovem. “Os colégios estão abandonados, ninguém fala de melhoria para professor, para colégio, pelo contrário.” disse Pedro Bruno, outra pessoa que participou do projeto.
Reafirmado pela LDB 9394/96 o direito à educação, que frisa a responsabilidade da União, Estado, Distrito Federal e Municípios, cabe a esses órgãos o planejamento de projetos e viabilização de recursos para que as instituições possam auxiliar e incentivar seus alunos. Ademais, cabe às escolas, em conjunto com o Conselho Tutelar, a fiscalização da participação e das fichas dos estudantes, para promover, assim, um asseguramento da educação para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM