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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade brasileira. A crítica de Saramago é verificada nos dilemas da escolha profissional do jovem na contemporaneidade, que a dificuldade da escolha da profissão traz para os jovens. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema por virtude de sensação de superioridade e lacuna educacional.
Precipuamente, é fulcral pontuar que, a dificuldade da escolha de uma profissão para os jovens, deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a Criação de mecanismos que coíbam tais recorrências, segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem - estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Pela, falta de atuação das autoridades sensação de superioridade onde age de forma arrogante em relação ao problema. Afetando os adolescentes.
Ademais, é imperativo ressaltar a lacuna educacional como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, torna-se imprescindível a orientação de profissionais. Tudo isso retarda a resolução de empecilho, já que a lacuna educacional contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a dificuldade da escolha da profissão entre os jovens, necessita-se, urgentemente, que o tribunal de contas da união direcione, capital que, intermédio da secretaria educação será revertido em ajudas profissionais capacitados, através de um grupo social onde adolescentes teriam orientação de educadores. Desse modo, atenuar-se, em médio e longo prazo, o impacto novicio dá. Dificuldade da escolha da profissão, e a coletividade alcançará a utopia de Saramago.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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