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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto,tal premissa não é verificado na realidade brasileira, uma vez que o ensino a distância ainda não é uma realidade para todos. Nesse sentido, configuram-se como causas a negligência governamental e o restrito acesso à Internet.
Em primeira análise, a ausência de medidas governamentais são um desafio presente nesse impasse. Desse modo, é notório que a falta de investimentos e infraestrutura impede que essa forma de ensino seja apta para um grande grupo. Essa conjuntura,segundo as ideias de John Locke, são como uma violação ao "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos, como a tecnologia, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o difícil acesso aos meios digitais como impulsionador dos desafios enfrentados pelo ensino online no Brasil. Segundo dados do IBGE nas regiões Norte e Nordeste 65% da população não utilizam a Internet. Diante de tal exposto, é notório que uma grande parcela da população tenha que continuar lidando com possibilidades restritas de ensino. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto é indispensável intervir sobre o problema. Para isso o Ministério de Ciências, Tecnologia e Comunicações junto com o poder executivo federal devem gerar investimentos e desenvolver projetos, no qual equipamentos com computadores e tablets possam ser distribuídos em cidades mais carentes. Tal ação pode, ainda, contar com parcerias de empresas do ramo de eletrônicos e grandes operados de Internet para alcançar um maior número de indivíduos. Assim sera possível que o Estado desempenhe corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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