Em primeira análise, a ausência de medidas governamentais são um desafio presente nesse impasse. Desse modo, é notório que a falta de investimentos e infraestrutura impede que essa forma de ensino seja apta para um grande grupo. Essa conjuntura,segundo as ideias de John Locke, são como uma violação ao "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos, como a tecnologia, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o difícil acesso aos meios digitais como impulsionador dos desafios enfrentados pelo ensino online no Brasil. Segundo dados do IBGE nas regiões Norte e Nordeste 65% da população não utilizam a Internet. Diante de tal exposto, é notório que uma grande parcela da população tenha que continuar lidando com possibilidades restritas de ensino. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto é indispensável intervir sobre o problema. Para isso o Ministério de Ciências, Tecnologia e Comunicações junto com o poder executivo federal devem gerar investimentos e desenvolver projetos, no qual equipamentos com computadores e tablets possam ser distribuídos em cidades mais carentes. Tal ação pode, ainda, contar com parcerias de empresas do ramo de eletrônicos e grandes operados de Internet para alcançar um maior número de indivíduos. Assim sera possível que o Estado desempenhe corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.