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#78240
Todos os dias milhões de mulheres no Brasil saem de suas casas para trabalhar e fazer outras tarefas com medo de serem molestadas, agredidas, abusadas, xingadas, injuriadas e até mesmo de serem assassinadas antes de chegarem ao seu destino final, e isso não é novidade na sociedade brasileira, há muito tempo as mulheres vivem com medo. Mas como podemos criar uma sociedade com menos violência contra a mulher ?
Este é um tema difícil de ser resolvido, pois, como Muitas coisas da sociedade moderna, está fortemente ligado a questões históricas, culturais e sociais muito antigas. Por mais que a sociedade em geral já tenha se modificado inúmeras vezes, muitos atitudes prejudiciais ao bem estar do próximo insistem em permanecer na sociedade.
O Brasil apresenta elevadas taxas de feminicidios, quando uma mulher é assassinada por ser mulher, importunações sexuais e estupros, o que evidencia que o problema está longe de acabar.
Apresentado todos estes fatos, a principal maneira de diminuir e controlar a violência contra as mulheres seria o aumento do investimento por parte do governo na educação contra atos prejudiciais à integridade física.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Introdução
Todos os dias milhões de mulheres no Brasil saem de suas casas para trabalhar e fazer outras tarefas com medo de serem molestadas, agredidas, abusadas, xingadas, injuriadas e até mesmo de serem assassinadas antes de chegarem ao seu destino final, e (1) isso não é novidade na sociedade brasileira, há muito tempo as mulheres vivem com medo. Mas (2) como podemos criar uma sociedade com menos violência contra a mulher ?

Comentário
(1) - "e" apenas se configura após uma vírgula nos seguintes casos: quando é necessário ligar sujeitos de orações diferentes, quando indica oposição, quando há informaçoes intercaladas e quando sofre repetiçao no ínicio de orações.
(2) - Conjunção adversativa, use apenas após uma vírgula e quando expressar oposição à ideia anterior.

Desenvolvimento
Este é um tema difícil de ser resolvido, pois, (1) como Muitas coisas da sociedade moderna, está fortemente ligado a questões históricas, culturais e sociais muito antigas. Por mais que a sociedade em geral já tenha se modificado inúmeras vezes, muitos (2) atitudes prejudiciais ao bem estar do próximo insistem em permanecer na sociedade.

Comentários
(1) - Uso incorreto da vírgula entre o "pois", apenas usa-se tal conjunção entre duas vírgulas em caso de expressar conclusão.
(2) - Falha em concordância de gênero.

Conclusão
O Brasil apresenta elevadas taxas de feminicidios, quando uma mulher é assassinada por ser mulher, importunações sexuais e estupros, o que evidencia que o problema está longe de acabar.
Apresentado todos estes fatos, a principal maneira de diminuir e controlar a violência contra as mulheres seria o aumento do investimento por parte do governo na educação contra atos prejudiciais à integridade física.

Comentários
(1) - "é"

Comentários Gerais:


- Apenas mostrei na análise acima apenas ALGUNS erros gritantes na gramática, mas não significa que não existam outros. Você fugiu da proposta do tema, observe que o tema é "Como diminuir a violência na sociedade brasileira", você segmentou para a violência feminina, resultando em uma fuga de tema, pois a proposta se refere à violência na sociedade brasileiraa como um todo. Você não apresentou repertórios socioculturais para enriquecer seu texto e relacionar com o contexto, recomendo estudar repertórios através dos eixos temáticos da redação do ENEM.

- Sua proposta de intervenção se mostrou vaga, não deixando claro como que as ações seriam tomadas de maneira mais detalhada, além de apresentar um órgão não tão específico para a solução que você apresentou (ministério da educação se encaixaria melhor). Estude a estrutura da proposta de intervenção.

- Você demonstrou não ter conhecimento dos elementos essenciais para qualquer redação, as conjunções ou para os mais íntimos, conectivos. Eles são de suma importante para estabelecer relações entre as frases do seu texto, bem como apresentar uma maior fluidez para o texto.



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