Sob esse viés, deve-se salientar que a falta de fiscalização infere-se de modo negativo a problemática apresentada, visto que o acesso a bebidas alcoólicas e drogas ilícitas para menores de idade estão cada dia mais facilitado. Ademais, os responsáveis pelo indivíduo tem certa cooperação para o agravamento da questão, de modo que frequentemente observamos casos de pais oferecendo aos filhos bebidas alcoólicas, gerando certa influência para a ingestão de substâncias ilícitas em sua vida.
Em consonância com a terceira lei do físico Isaac Newton "toda ação tem uma reação", entretanto, sob esse viés as reações do uso de substâncias ilícitas pelos indivíduos da sociedade brasileira são abomináveis, devido aos impactos significativos tanto na vida social do acometido, quanto em sua saúde física e psicológica.
Infere-se, portanto, que o uso de substâncias ilícitas é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Ministério da educação estabeler matérias sobre o risco do uso de substâncias inapropriadas em todas as instituições de ensino apartir do ensino fundamental 2. Ademais cabe a compactuação da sociedade e a participação cooperativa dos pais, pois como exercem sobre seus filhos uma grande influência, auxiliar no alicerce do combate ao uso de substâncias tóxicas para sua saúde, além do ministério da saúde, fornecer atendimento psicológico gratuito para os cidadãos por meio de ONGS. Assim caminharemos para o fim dessa utopia. [button][/button]
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.