Frequentemente são apresentadas nos noticiários cenas de violência decorrentes de intolerância religiosa, principalmente em relação às de matriz africana. Casas de umbanda e candomblé destruídas e praticantes violentamente agredidos ou até mortos são alguns exemplos de práticas intolerantes mais recorrentes.
Embora o Estado seja laico, a realidade diz outra coisa. Muitas vezes, os valores morais e religiosos se sobrepõem ao bem-estar coletivo, o qual é diverso. Como resultado disso, as diretrizes universais dos direitos humanos são negligenciadas. O direito de exercer a cidadania, inclusive de expressar a fé, uma fé não-cristã, por exemplo, torna-se tolida.
É necessário fortalecer os debates sobre a intolerância religiosa, seja no âmbito das escolas, da família e da própria política pública. Compreender que religião não pode ser instrumento de opressão, mas sim um caminho onde cada pessoa deve, em tese, construir seus valores para o bem individual e coletivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada