Em primeira análise, evidencia-se a base educacional lacunar como um grande causador para este problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, portanto, se há um problema social, há uma falha educativa. Consoante a isso, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que o responsável da criança, junto com a escola, não tem cumprido seu papel trazendo conteúdos que hajam na resolução da questão em seu lar e em seu âmbito escolar.
Além disso, é notario a insuficiência de leis que intensifica a gravidade do problema. Sob essa ótica, acontece uma denúncia a cada três dias, ademais de 20% dos episodios relatados em 2013 que envolveram violência física com esses indivíduos. Dessa forma, o que verifica-se é uma insuficiência de legislação dificultando sua resolução a políticas públicas que hajam na base cultural do problema.
Torna-se evidente, portanto que os caminhos para a luta contra a intolerância religiosa no Brasil apresentam entraves que necesita ser revertidas. Dessa maneira, cabe ao ministério de educação em conjunto com o poder judiciário, fazer palestras e debates em escolas, afim de abordar conflictos sociais na sala de aula para que entendam o propósito do problema que cada cidadão brasileiro com diferentes crenças passa. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão da intolerância religiosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.