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#60420
No filme "o auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, é retratado a extrema pobreza. Ao longo da trama, a narrativa revela a pobreza em que vive o personagem João Grilo. Fora das telas, é fato que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada àquela do século XXI: o aumento da extrema pobreza no Brasil. Com isso, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude de fatores históricos e a desigualdade social.

Em primeira lugar, é importante destacar que o aumento da extrema pobreza no Brasil possui como agravante a colonização do território brasileiro. No período de colonização e escravidão a divisão de renda não era feita de maneira correta, visto que, mesmo após a Lei Áurea ser sancionada, muitos libertos não conseguiram empregos fixos. Assim, a pobreza perpassando por toda a sociedade, os pobres constituíam a maioria da população e isso reflete na sociedade brasileira hodierna.

Ademais, a desigualdade social é mais um dos agravantes da extrema pobreza. De acordo com o sociólogo alemão Karl Marx, em toda a sociedade capitalista existe uma classe dominante que tem em suas mãos todo o poder econômico, dessa forma, a desigualdade social e divisão injusta de bens econômicos ocasiona nos baixos salários, e pode ser observada na expansão das comunidades menos favorecidas, além da quantidade abundante de moradores de rua. Logo, percebe-se que a fala de Karl Marx pode ser relacionada a sociedade brasileira moderna, visto que a renda de 1% dos mais ricos segundo o IBGE, em 2018, é quase 34 vezes maior que a renda da metade mais pobre.

Portanto, faz-se mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o aumento da extrema pobreza em território brasileiro urge que o Ministério da Cidadania aja, através de verbas vindas do Governo Federal, crie um programa para promover a geração de empregos com salários justos, incluindo a classe mais pobre nos setores de maior produtividade. Somente assim, será possível amenizar a pobreza no Brasil e não tornar a realidade de João Grilo a realidade da maior parte da população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#60562
Vejo que você melhorou bastante em pouco tempo, só tenha mais atenção com a ortografia, pois os erros cometidos podem passar despercebidos. Além disso, não se coloca um verbo no gerúndio numa redação, pode deixá-la genérica.

Espero ter ajudado :D
#60564
DS9875 escreveu:Vejo que você melhorou bastante em pouco tempo, só tenha mais atenção com a ortografia, pois os erros cometidos podem passar despercebidos. Além disso, não se coloca um verbo no gerúndio numa redação, pode deixá-la genérica.

Espero ter ajudado :D
muito obrigada! 🥰
#60567
No filme "o auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, é retratado a extrema pobreza. Ao longo da trama, a narrativa revela a pobreza em que vive o personagem João Grilo.
1- O Alto da Compadecida,em maiúsculo. (não sei se é auto,mas presumo que eu,ou você se confundiu).
2-Não é meramente lançar "é retratado a extrema pobreza", deve-se contextualizar mais a obra:
No filme "o auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, é retratado a extrema pobreza, ao longo da trama, a narrativa revela a pobreza em que vive o personagem João Grilo que (fale mais sobre o filme, para empregar este recurso é necessário relacionar bem o filme com a argumentação. Sendo assim, fale o que o filme tem a ver com o tema).

3-"Com isso, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude de fatores históricos e a desigualdade social."
3.1- Troque o final: em virtude dos fatores históricos que causaram a atual desigualdade social. (Seus desenvolvimentos não saíram bem defendidos por este simples detalhe).
4- Poucos conectivos no desenvolvimento 1,adote mais, está um pouco desconexo (conectivos ligam ideias).
5-A proposta de intervenção ainda pode ficar melhor, refaça.

Sem mais observações. Tento em vista o exposto, sou capaz de dizer a falta de conectivos, erros de ortografia, coesão e coerência. No mais, apenas as competências 2,3 e 5 tiveram notas máximas (ainda que a 5 recebera 160). As competições 1 e 4 devem ser refinadas mais ainda. Fim.
Abraços, qualquer dúvida pode chamar.

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