Em primeira lugar, é importante destacar que o aumento da extrema pobreza no Brasil possui como agravante a colonização do território brasileiro. No período de colonização e escravidão a divisão de renda não era feita de maneira correta, visto que, mesmo após a Lei Áurea ser sancionada, muitos libertos não conseguiram empregos fixos. Assim, a pobreza perpassando por toda a sociedade, os pobres constituíam a maioria da população e isso reflete na sociedade brasileira hodierna.
Ademais, a desigualdade social é mais um dos agravantes da extrema pobreza. De acordo com o sociólogo alemão Karl Marx, em toda a sociedade capitalista existe uma classe dominante que tem em suas mãos todo o poder econômico, dessa forma, a desigualdade social e divisão injusta de bens econômicos ocasiona nos baixos salários, e pode ser observada na expansão das comunidades menos favorecidas, além da quantidade abundante de moradores de rua. Logo, percebe-se que a fala de Karl Marx pode ser relacionada a sociedade brasileira moderna, visto que a renda de 1% dos mais ricos segundo o IBGE, em 2018, é quase 34 vezes maior que a renda da metade mais pobre.
Portanto, faz-se mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o aumento da extrema pobreza em território brasileiro urge que o Ministério da Cidadania aja, através de verbas vindas do Governo Federal, crie um programa para promover a geração de empregos com salários justos, incluindo a classe mais pobre nos setores de maior produtividade. Somente assim, será possível amenizar a pobreza no Brasil e não tornar a realidade de João Grilo a realidade da maior parte da população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.