Avatar do usuário
Por anahi
Quantidade de postagens
#115169
Na obra “Six of Crows”, de Leigh Bardugo, os personagens principais, reunidos pela pobreza, adotam um ditado entre si – sem luto, sem funerais – uma maneira singular de dizer boa sorte, mas mais do que isso: uma piscadela sombria para o fato de que não haveria enterros para pessoas como eles, nem túmulos de mármore para lembrar seus nomes, nem buquês de flores. Paralelamente, no Brasil atual, o descaso com a população carente é nítido. Nesse contexto, a pobreza é caracterizada por uma carência pelas necessidades básicas. Sendo assim, é imprescindível analisar os alicerces e os perigos desse problema, tais quais o preconceito estrutural e a falta de engajamento na causa.

A desigualdade e a indiferença por essa parcela da sociedade não são, entretanto, problemas recentes, tratam-se de um legado abominável que carregamos desde a época da escravidão. Os pretos e indígenas, após sua libertação, foram largados à mercê da própria sorte, impossibilitados de conseguir empregos por conta da discriminação, o que acarretou diversos fatores que evidencia a pobreza no Brasil.

Outrossim, é válido destacar ausência de engajamento social como fator que corrobora a pobreza no Brasil, é possível afirmar que boa parte da massa social se acomoda e adota uma postura de negacionismo, tomando sua própria realidade como absoluta. Sob esse viés, é lícito referenciar o pensamento do professor israelense Yuval Harari, o qual, na obra “21 Lições para o Século XXI”, afirma que grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo, o que favorece a adoção dessa postura passiva e apática.

Portanto é de suma importância que a problemática abordada seja resolvida. Para tal, urge que o Ministério do Trabalho – órgão responsável pela política e diretrizes para a geração de empregos – em parceria com o Ministério da cidadania, importante autoridade na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, a criação de novas vagas a serem ocupadas, suprindo a demanda, além da fiscalização das já existentes, para que nenhum cidadão fique à margem da sociedade e tenha um emprego em condições dignas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#0
Olá @anahi, seja bem-vinda a plataforma :) ! Irei pontuar alguns tópicos, mas sinta-se a vontade para discordar ❤

1° : Você escreve muito bem, os tópicos estão bem claros. Só precisa se aperfeiçoar mais um pouco

2°: (Sugestão), na introdução talvez fosse melhor você usar um repertório mais curto pra que você tenha mais espaço pra introduzir e problematizar o tema.

3° : Seu D1 está muito vago! Faltou um desdobrar melhor a problemática :/

4° : O seu D2 está melhor, mas ainda poderia ter argumentado melhor sobre o tema

5 ° : Em sua conclusão eu consigo ver o agente, ação, detalhadamento e a finalidade, mas não vejo o meio

Dicas :

- Estude ,além das outras,mais a competência 2 ( repertório )
- Estude mais a competência 5 ( conclusão )
- Estude mais a competência 3 ( argumentação )
- Leia bons textos
- Pratique bastante :)

Parabéns pela sua redação! ❤
1
Avatar do usuário
Por anahi
Quantidade de postagens
#115171
oiii, é a primeira vez que uso o app, se quiserem e tiverem tempo, eu gostaria que dessem uma olhada na minha redação <3

@annawpds, @Katsmoking, @Lyvianasc @OlrenBeat
@Rayelle
@Carol987
@Lauany25
@Babyboo
@Fortes @Katsmoking
@licehelena
@Sabina
0
Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#115243
Olá @anahi, seja bem-vinda a plataforma :) ! Irei pontuar alguns tópicos, mas sinta-se a vontade para discordar ❤

1° : Você escreve muito bem, os tópicos estão bem claros. Só precisa se aperfeiçoar mais um pouco

2°: (Sugestão), na introdução talvez fosse melhor você usar um repertório mais curto pra que você tenha mais espaço pra introduzir e problematizar o tema.

3° : Seu D1 está muito vago! Faltou um desdobrar melhor a problemática :/

4° : O seu D2 está melhor, mas ainda poderia ter argumentado melhor sobre o tema

5 ° : Em sua conclusão eu consigo ver o agente, ação, detalhadamento e a finalidade, mas não vejo o meio

Dicas :

- Estude ,além das outras,mais a competência 2 ( repertório )
- Estude mais a competência 5 ( conclusão )
- Estude mais a competência 3 ( argumentação )
- Leia bons textos
- Pratique bastante :)

Parabéns pela sua redação! ❤
1
Avatar do usuário
Por Italopeixoto
Quantidade de postagens
#116072
Na obra “Six of Crows”, de Leigh Bardugo, os personagens principais, reunidos pela pobreza, adotam um ditado entre si – sem luto, sem funerais – uma maneira singular de dizer boa sorte, mas(,) mais do que isso: uma piscadela sombria para o fato de que não haveria enterros para pessoas como eles, nem túmulos de mármore para lembrar seus nomes, nem buquês de flores(período longo). Paralelamente, no Brasil atual, o descaso com a população carente é nítido. Nesse contexto, a pobreza é caracterizada por uma carência pelas necessidades básicas. Sendo assim, é imprescindível analisar os alicerces e os perigos desse problema, tais quais(,) o preconceito estrutural e a falta de engajamento na causa.

(conector) A desigualdade e a indiferença por essa parcela da sociedade não são, entretanto, problemas recentes, tratam-se de um legado abominável que carregamos desde a época da escravidão.(conector) Os pretos e indígenas, após sua libertação, foram largados à mercê da própria sorte, impossibilitados de conseguir empregos por conta da discriminação, o que acarretou diversos fatores que evidencia a pobreza no Brasil. (argumentação ok, entretanto, faltou a finalização do parágrafo)

Outrossim, é válido destacar (a) ausência de engajamento social como fator que corrobora a pobreza no Brasil, é possível afirmar que boa parte da massa social se acomoda e adota uma postura de negacionismo, tomando sua própria realidade como absoluta(Período longo). Sob esse viés, é lícito referenciar o pensamento do professor israelense Yuval Harari, o qual, na obra “21 Lições para o Século XXI”, afirma que grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo, o que favorece a adoção dessa postura passiva e apática. ( repertório bom, porém, faltou finalizar o parágrafo)

Portanto(,) é de suma importância que a problemática abordada seja resolvida. Para tal, urge que o Ministério do Trabalho(1) – (D) órgão responsável pela política e diretrizes para a geração de empregos – em parceria com o (1)Ministério da cidadania, (detalhamento de agente) importante autoridade na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, (3) a criação de novas vagas a serem ocupadas, suprindo a demanda, além da fiscalização das já existentes,(3) para que nenhum cidadão fique à margem da sociedade e tenha um emprego em condições dignas. ( Faltou concluir o repertório da introdução)


OBS:
Na competência 1, você apresenta bom domínio, só precisa prestar atenção na colocação da vírgula, lembre-se, após de conectivo utilize vírgula.

Na competência 2, você apresentou bons repertórios, mas, precisa melhor relacioná-los à sua opinião, pense em defender seu ponto de vista.

Eu recomendo você estudar sobre a competência 3, a fim de elaborar a construção de seu texto. Apresenta o tópico frasal, repertório, mas, falta a conclusão do período, foque em desenvolver períodos menores, porém, mais objetivos. Pratique também o paralelismo da estrutura, ajuda bastante nessa competência.

Na competência 4, está bom, mas, pode melhorar, faltou o conector para início de D1, e outro que eu sinalizei, não se esqueça de colocá-los após o ponto.

Na competência 5, está quase fechando, muito boa, faltou o Meio de como irá desenvolver tal ação e a conclusão do repertório da introdução.

De resumo, estude sobre a estrutura da redação e de métodos de argumentação, estude sobre paralelismo sintático e estrutural também, ajuda muito na competência 1 e 3,

NÃO SOU CORRETOR PROFISSIONAL, SOU ESTUDANTE E ESTUDO SOBRE REDAÇÕES, SE PEQUEI EM ALGUMA COISA ME DESCULPE -

parabéns pela redação, e bem-vinda a plataforma.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
103 Exibições
por Thais05
0 Respostas 
128 Exibições
por Flicker2307
4 Respostas 
273 Exibições
por Petalarafa
0 Respostas 
58 Exibições
por savinh0
0 Respostas 
136 Exibições
por Gixsst
Soluções para a Pobreza Menstrual no Brasil
por Pqrasf    - In: Outros temas
5 Respostas 
386 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
86 Exibições
por sofiassouza
Desafios de combate à pobreza no Brasil
por dinobia    - In: Outros temas
0 Respostas 
38 Exibições
por dinobia
falta de emprego e pobreza no Brasil
por dlmbhg10    - In: Outros temas
0 Respostas 
94 Exibições
por dlmbhg10
0 Respostas 
66 Exibições
por giovanna1412

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM