A princípio, é essencial notar que o desinteresse do Estado potencializa a insuficiência estrutural das comunidades. Esse contexto de inoperância das esferas de poder alude à teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, o sistema político, em sua omissão, marginaliza os subúrbios, sucedendo em mão de obra barata e num “curral eleitoral” dos seus habitantes, elementos fundamentais para seus projetos de poder; isto é ocasionado pela falta de informação, senso crítico e escolaridade dos afetados. Nessa perspectiva, para a refutação da teoria de Bauman e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso apontar a classe alta como outro fator que amplifica a carência de urbanização nas periferias. Posto isto, de acordo com o sociólogo alemão Georg Simmel, a “Atitude Blasé” ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deve dar atenção. Diante de tal exposto, é notório que a elite não dá importância à situação precária urbanística das favelas, isto é motivado pela supressão da empatia desta classe que, muitas vezes, desrespeitam e criminalizam os moradores destas áreas, pondo-os numa casta inferiorizada que deve ser, em sua vontade, abandonada. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar, implicando atitudes plausíveis à solução.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o panorama débil de urbanização das favelas. Em vista disso, interessa-se viabilizar melhores condições estruturais das periferias, é preciso que o Governo Federal, pois tem o poder e o dever de instituir soluções às adversidades da nação, – por intermédio do Ministério da Cidadania – implemente um projeto urbanístico nos subúrbios, elaborando, por exemplo, escolas, hospitais, redes de saneamento básico e estradas. Paralelamente, é categórico que as mídias sociais atuem em campanhas solidárias de abrangência nacional, em diversas fontes, como, TV 's, jornais e redes sociais, recorrendo aos principais jornais. Esta medida tem por finalidade conscientizar as classes mais altas dos problemas infraestruturais das comunidades. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.