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Por Castru
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Em "Cidade de Deus" - um dos patrimônios da indústria cinematográfica brasileira - são recriadas cenas "comuns" do espaço das favelas, se atentando as constantes ameaças à vida de seus moradores. Considerando a obra, nota-se , nesse âmbito, a existência de obstáculos para a efetivação do direito à segurança pública prevista legalmente. Nesse viés, é válido analisar a discriminação envolvida e a irresponsabilidade das autoridades.

Em primeira instância, percebe-se o ato de segregação que se configura na dificuldade em garantir a segurança à população de favelas. Nesse sentido, Milton Santos define a ideia de cidadania mutilada, onde o estado de cidadão é afetado pela desigualdade socioeconômica. Desse mesmo modo, aqueles que vivem nas zonas periféricas brasileiras são, muitas vezes, deixados de lado pelo próprio governo, ocasionando na distinção da população baseada na efetivação do direito à segurança pública. Logo, não convém ao Estado - órgão que deveria fomentar a igualdade - ignorar os direitos dos cidadãos.

Em segundo lugar, a integridade não pode ser garantida enquanto houver o descaso de poder das autoridades. A crítica é válida no momento que o uso incorreto do poder destinado à proteção da população acaba criando um efeito contrário. Como também mostrado no filme supracitado, aqueles que deveriam prover a segurança, muitas vezes, corroboram com as outras ameaças existentes dentro das favelas e, desse mesmo modo, muitas autoridades, de maneira individualista, negligenciam seus deveres. Em suma, a segurança pública não pode ser efetivada enquanto houver o uso indiscriminado dos privilégios concedidos às autoridades.

Urge, portanto, a necessidade de uma medida que sobrepuja os empecilhos para a garantia da segurança da população de favelas. Para isso, o Ministério da Justiça - órgão responsável pela incolumidade dos brasileiros - deve, a fim de passar pelos obstáculos anteriormente ditos, criar para a população uma forma de denúncia de casos de omissão ou abuso vindo de autoridades competentes, isso se dará por meio da criação de um centro de atendimento por telefone ou online. Desse modo, tramas como o de “Cidade de Deus” permanecerão nas telonas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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