Muitos jovens, ou até pessoas mais velhas, veem a necessidade de se expor em redes sociais na busca de inflar seu ego ou apenas se encaixar na sociedade, porém o compartilhamento exacerbado de dados pessoais na internet, pode levar o indivíduo a situações constrangedoras ou indesejáveis, como aconteceu com Beck, se envolvendo com um desconhecido altamente perigoso que acabou a assassinando quando ela descobriu sua obsessão. “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências" esta citação de Pablo Neruda ilustra bem a responsabilidade que o usuário deve assumir com suas ações no mundo virtual, toda e qualquer postagem terá uma consequência, seja ela positiva ou negativa.
Ademais, o ambiente virtual encoraja as pessoas a dizerem o que pensam sem medo, isso porque muitas vezes acham que não serão julgadas ou escolhem apenas ignorar comentários contrários aos delas, coisa que seria impossível em um ambiente físico. Porém isso não é cem por cento certo, tendo em vista que existem pessoas que aproveitam do anonimato para proferirem comentários maldosos e ofensivos. Por conseguinte, diversas pessoas adquirem insegurança, frustração e depressão por conta desses comentários, chegando ao ponto de cometerem suicídio.
Portanto, urge ao Estado, junto ao MC (Ministério da Comunicação) promover campanhas que conscientizem a população sobre os perigos do meio virtual e suas consequências. Também é responsabilidade das escolas e famílias alertarem os jovens e crianças sobre como se deve usar a internet de maneira segura, para que assim, possam se beneficiar com o conteúdo disponível na internet e seus aplicativos de socialização, mas sem correrem risco, já que de acordo com Albert Einstein, tornou-se chocantemente óbvio que a tecnologia superou nossa humanidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada