Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por jherodrigues
#43972
O livro "Uma breve história da humanidade", do historiador israelense Yuval Harari, diz que fisiologicamente não houve qualquer melhoria no ser humano, no entanto, a capacidade de cooperar com um grande número de estranhos aumentou consideravelmente. Visto que a cada desastre que ocorre no mundo, as pessoas tendem a colaborar para tentar amenizar a situação em relação aos desfavorecidos. Por isso, a ajuda humanitária é algo que se deve dar continuidade, a fim de aumentar o número de voluntários e obter mais recursos financeiros, pois esses são os principais problemas que as organizações enfrentam.

Primeiramente, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19, constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.

Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações. Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.

Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área, por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas. Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário, aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios, a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes. Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
#44108
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários


O livro "Uma breve história da humanidade", do historiador israelense Yuval Harari, diz que fisiologicamente não houve qualquer melhoria no ser humano, no entanto, a capacidade de cooperar com um grande número de estranhos aumentou consideravelmente. Visto que a cada desastre que ocorre no mundo, as pessoas tendem a colaborar para tentar amenizar a situação em relação aos desfavorecidos. Por isso, a ajuda humanitária é algo que se deve dar continuidade, a fim de aumentar o número de voluntários e obter mais recursos financeiros, pois esses são os principais problemas que as organizações enfrentam.( Bom! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)


Primeiramente
, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um[/color]. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19, constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.( Nesse desenvolvimento noto que você utilizou dois dados, acredito que seja desnecessário. Utilize apenas um , pois o que mais importa é a argumentação que no caso está pequena e rasa. Estruture mais suas ideias.!)

Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações. Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está rasa e delimitada. Repito, a argumentação é mais importante e ela deve ser maior que o repertório então melhore seu argumento!)

Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo( Agente), por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação( Meio), atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área, ( Ação)por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas( Meio). Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário( Agente), aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios( Ação), a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes( Finalidade). Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
( Conclusão incompleta! Faltou o Detalhamento e a Finalidade da ação da primeira proposta de intervenção!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos importantes. Recomendo que estude argumentação, repertório e proposta de intervenção
No mais, é só!
Espero a próxima! :D
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
#44109
@jherodrigues, oi!

Legenda:
ERRO
SUBSTITUIÇÃO/SUGESTÃO
MELHORÁVEL
DESNECESSÁRIO
(IDENTIFICAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS)
(MEUS COMENTÁRIOS)
REPETIÇÃO


O livro "Uma breve história da humanidade", do historiador israelense Yuval Harari, diz que fisiologicamente não houve qualquer melhoria no ser humano, no entanto, a capacidade de cooperar com um grande número de estranhos aumentou consideravelmente. (creio que aqui caberia uma vírgula, já que o próximo trecho continua esse)Visto que a cada desastre que ocorre no mundo, as pessoas tendem a colaborar para tentar amenizar a situação em relação aos desfavorecidos. Por isso, a ajuda humanitária é algo que se deve dar continuidade, a fim de aumentar o número de voluntários e obter mais recursos financeiros, pois esses são os principais problemas que as organizações enfrentam.
PS: Bem, foi uma boa introdução, mas não entendi bem o tema e a finalidade dele, também creio que isso não cairia dessa forma no ENEM. Procure temas mais específicos.


Primeiramente, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. (Eai? Desenvolva o dado) Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19,(Aonde percebeu isso? Traga provas) constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.
PS: Desenvolva conforme o dado apresentado e não coloque nada sem antes apresentar um repertório condizente.

Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações (como isso poderia aocntecer? está parecendo mais uma conclusão do que argumentos). Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.
PS: Nada para comentar aqui.

Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, (agente+meio, eu acho)atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área (ação), por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas (meio). Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário (agente II), aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios (ação II), a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes (finalidade). Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
PS: Em relação à proposta 1 :arrow: Como vai ocorrer a ação mencionada e a divulgação pela mídia? Precisa de um detalhamento e finalidade também.
Proposta 2 :arrow: Não temos um meio e um detalhamento, como isso vai ocorrer? Por meio de que?
As duas propostas estão incompletas, tente desenvolver pelo menos uma que seja completa.


A sua redação está boa em relação à gramática, mas eu não entendi muito bem a finalidade do tema. Tente pegar temas mais específicos e que podem cair no ENEM.
Qualquer dúvida estou à disposição, bons estudos! ;)
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
#44110
Sua nota ficou 880!
Espero ter ajudado! ;)
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
#44156
jherodrigues escreveu:@GlendaMorais, @Jeniffeeee, obrigada pela correção de vocês, me ajuda demais! Ah, e o tema foi do enem 2010, é que eu peguei para fazer todos os temas já aplicados :lol:
Por nada! O tema caiu solto assim? Estou chocadaaa :shock:
Avatar do usuário
Por Ashiley
#44158
@jherodrigues, como as meninas já fizeram correções, espero poder contribuir em um próximo texto seu! :D
Avatar do usuário
Por jherodrigues
#44161
@Jeniffeeee, pior que sim :lol: não pediu desafios nem nada. Os textos de apoio era sobre as ações no Haiti quando teve aquele terremoto que destruiu tudo por lá.
Será que o ENEM vai ser adiado?

Tá, vou sim. Obrigada pela for&cced[…]

NayraSantos XxDamastco podem pontuar e coment[…]

     Em sua obra "O cidad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM