Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por jherodrigues
#43972
O livro "Uma breve história da humanidade", do historiador israelense Yuval Harari, diz que fisiologicamente não houve qualquer melhoria no ser humano, no entanto, a capacidade de cooperar com um grande número de estranhos aumentou consideravelmente. Visto que a cada desastre que ocorre no mundo, as pessoas tendem a colaborar para tentar amenizar a situação em relação aos desfavorecidos. Por isso, a ajuda humanitária é algo que se deve dar continuidade, a fim de aumentar o número de voluntários e obter mais recursos financeiros, pois esses são os principais problemas que as organizações enfrentam.

Primeiramente, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19, constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.

Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações. Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.

Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área, por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas. Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário, aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios, a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes. Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
#44108
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários


O livro "Uma breve história da humanidade", do historiador israelense Yuval Harari, diz que fisiologicamente não houve qualquer melhoria no ser humano, no entanto, a capacidade de cooperar com um grande número de estranhos aumentou consideravelmente. Visto que a cada desastre que ocorre no mundo, as pessoas tendem a colaborar para tentar amenizar a situação em relação aos desfavorecidos. Por isso, a ajuda humanitária é algo que se deve dar continuidade, a fim de aumentar o número de voluntários e obter mais recursos financeiros, pois esses são os principais problemas que as organizações enfrentam.( Bom! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)


Primeiramente
, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um[/color]. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19, constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.( Nesse desenvolvimento noto que você utilizou dois dados, acredito que seja desnecessário. Utilize apenas um , pois o que mais importa é a argumentação que no caso está pequena e rasa. Estruture mais suas ideias.!)

Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações. Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está rasa e delimitada. Repito, a argumentação é mais importante e ela deve ser maior que o repertório então melhore seu argumento!)

Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo( Agente), por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação( Meio), atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área, ( Ação)por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas( Meio). Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário( Agente), aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios( Ação), a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes( Finalidade). Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
( Conclusão incompleta! Faltou o Detalhamento e a Finalidade da ação da primeira proposta de intervenção!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos importantes. Recomendo que estude argumentação, repertório e proposta de intervenção
No mais, é só!
Espero a próxima! :D
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
#44109
@jherodrigues, oi!

Legenda:
ERRO
SUBSTITUIÇÃO/SUGESTÃO
MELHORÁVEL
DESNECESSÁRIO
(IDENTIFICAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS)
(MEUS COMENTÁRIOS)
REPETIÇÃO


O livro "Uma breve história da humanidade", do historiador israelense Yuval Harari, diz que fisiologicamente não houve qualquer melhoria no ser humano, no entanto, a capacidade de cooperar com um grande número de estranhos aumentou consideravelmente. (creio que aqui caberia uma vírgula, já que o próximo trecho continua esse)Visto que a cada desastre que ocorre no mundo, as pessoas tendem a colaborar para tentar amenizar a situação em relação aos desfavorecidos. Por isso, a ajuda humanitária é algo que se deve dar continuidade, a fim de aumentar o número de voluntários e obter mais recursos financeiros, pois esses são os principais problemas que as organizações enfrentam.
PS: Bem, foi uma boa introdução, mas não entendi bem o tema e a finalidade dele, também creio que isso não cairia dessa forma no ENEM. Procure temas mais específicos.


Primeiramente, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. (Eai? Desenvolva o dado) Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19,(Aonde percebeu isso? Traga provas) constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.
PS: Desenvolva conforme o dado apresentado e não coloque nada sem antes apresentar um repertório condizente.

Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações (como isso poderia aocntecer? está parecendo mais uma conclusão do que argumentos). Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.
PS: Nada para comentar aqui.

Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, (agente+meio, eu acho)atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área (ação), por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas (meio). Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário (agente II), aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios (ação II), a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes (finalidade). Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
PS: Em relação à proposta 1 :arrow: Como vai ocorrer a ação mencionada e a divulgação pela mídia? Precisa de um detalhamento e finalidade também.
Proposta 2 :arrow: Não temos um meio e um detalhamento, como isso vai ocorrer? Por meio de que?
As duas propostas estão incompletas, tente desenvolver pelo menos uma que seja completa.


A sua redação está boa em relação à gramática, mas eu não entendi muito bem a finalidade do tema. Tente pegar temas mais específicos e que podem cair no ENEM.
Qualquer dúvida estou à disposição, bons estudos! ;)
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
#44156
jherodrigues escreveu:@GlendaMorais, @Jeniffeeee, obrigada pela correção de vocês, me ajuda demais! Ah, e o tema foi do enem 2010, é que eu peguei para fazer todos os temas já aplicados :lol:
Por nada! O tema caiu solto assim? Estou chocadaaa :shock:
Avatar do usuário
Por Ashiley
#44158
@jherodrigues, como as meninas já fizeram correções, espero poder contribuir em um próximo texto seu! :D
Avatar do usuário
Por jherodrigues
#44161
@Jeniffeeee, pior que sim :lol: não pediu desafios nem nada. Os textos de apoio era sobre as ações no Haiti quando teve aquele terremoto que destruiu tudo por lá.

As fakes news, são as notícias falsa[…]

Com a descoberta do coronavírus em Wuhan, c[…]

Automedicação no Brasil

Ashiley pode dar uma olhada

A grande jogadora de futebol feminino Marta, quebr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM