Primeiramente, percebe-se que o voluntariado não é algo comum no país. Segundo o site "Voluntários", 54% dos jovens pretendem ser voluntários, mas não sabem como se tornar um. Consequentemente, isso reflete na quantidade de pessoas que agregam a esse projeto. De acordo com o IBGE, em 2018, apenas 4,3% da população fez algum trabalho humanitário. Por outro lado, foi possível perceber um crescimento do voluntariado, por conta da pandemia do COVID-19, constata-se que as pessoas são motivadas por tragédias recorrentes e não pelo costume em ajudar o próximo. Enfim, é algo que dificulta as operações altruístas.
Além disso, vale ressaltar que as ONGs são sem fins lucrativos, por isso dependem de doações. Por analogia, o já mencionado livro "Uma breve história da humanidade", afirma que se as pessoas soubessem quantas espécies já erradicaram, poderiam ser mais motivadas a proteger as que ainda sobrevivem. Logo, a sociedade precisa ser incentivada a doar e participar dos projetos filantrópicos, para dar continuidade aos serviços prestados por essas organizações. Assim, não ocorrerá a insuficiência nos projetos e nas próprias organizações.
Portanto, está claro que ações de cooperação humanitária são necessárias e que precisam ser promovidas. Dessa forma, cabe ao governo, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, atuar na prestação de doações e na promoção das organizações que ocupam essa área, por meio da conscientização e divulgação em mídias comunicativas. Por sua vez, cabe ao Poder Judiciário, aplicar mais a pena alternativa de serviço comunitário e instaurar trabalhos comunitários dentro dos presídios, a fim de incentivar e proporcionar ajuda de custo às comunidades carentes. Certamente, haverá uma procura maior por atividades voluntárias e o conhecimento sobre as missões humanitárias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.