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#84367
REDAÇÃO ENEM 2021
Por leo1418

- 03 Jan 2022 23:09#84366
Em 2017, a ONU, Organização das Nações Unidas, estabeleceu, na Agenda 2030, a justiça, a diminuição das desigualdades e o acesso à educação de qualidade como alguns dos ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todavia, a falta de registro civil tem mitigado o acesso de muitos brasileiros a esses direitos e à cidadania plena. Dessa forma, é de suma importância compreender as consequências dessa negligência e o papel do Estado na questão para que seja possível solucionar esse problema.
Em primeira análise, é notável a gravidade gerada pela falta de identificação oficial do indivíduo. Nesse viés, Simone de Beauvoir em seu livro "A velhice", desenvolve o conceito de "Invisibilidade Social", em que aponta que determinados grupos sociais são negligenciados pelo governo por serem tratados com indiferença e, como consequência, ficam à margem da sociedade. Fora da obra, a realidade é semelhante, pois o não Registro civil impossibilita alguns direitos básicos, como o à educação, ao trabalho e ao voto, devendo, por isso, ser, ao máximo, dizimado.
Outrossim, o comportamento do Estado é outro fator com bastante interferência na problemática. Nesse sentido, segundo John Locke: "Onde não há lei, não há liberdade". Contudo, apesar de ser um direito fundamental garantido no artigo quinto da Constituição Federal de 1988 a todos e em gratuidade, a certidão de nascimento ainda é uma garantia restrita a muitos brasileiros, principalmente, a minorias que muito precisam, como pobres e negros, conforme aponta pesquisa do IBGE de 2015. Então, é muito clara a necessidade que o Estado mude sua postura e garanta a todos o mais primordial documento de cidadania.
É evidente, portanto, a necessidade de ações públicas para dizimação dessa questão. Para isso, precisa-se que o governo, junto ao Ministério da Cidadania, repassem maiores verbas a cartórios públicos, através de mudanças no Plano Plurianual (lei orçamentária que define metas e estratégias para o orçamento público), para que seja possível adotar "cartórios móveis" que alcancem os brasileiros negligenciados pelo governo. Somente dessa forma será possível mitigar a temática em voga e garantir a todos a cidadania plena.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#84371
C1: 200
C2: 200 Bons repertórios (legitimados, pertinentes e produtivos). Texto demonstra que o autor entende bem a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo
C3: 200 Bons argumentos e bem embasados. Sugestão: mudar a ordem do Arg1 e Arg2... já que você fez uma relação de causa-consequência, deveria ter colocado o 2ºparág como o 3º e o 3ºparág como 2º
C4: 200 Texto bem articulado
C5: 200 Boa intervenção e bem explicada

Nota: 1000
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