"Gravidez na adolescência é sinônimo de status social", afirma a jornalista Tatiana Clébicar. Segundo o Ministério da Saúde, as regiões norte e nordeste possuem os maiores indices de gravidez na adolescência, sendo estes 25% e 21%, respectivamente. Tais areas também lideram nas estatísticas da pobreza, justificando assim, um dos principais fatores que afastam as jovens dos estudos, consequentemente tornando-as mais propícias ao início da vida sexual de forma prematura sem a orientação adequada. Ademais, é necessário ressaltar que, maiores os dados da miséria, mais a adolescente se encontrará sujeita à violência sexual.
Devido ao despreparo e a imaturidade emocional, a rotina da gravidez tende a ser estressante. Por conseguinte, fatores como a má reação da família, decisões a serem tomadas sobre o filho, e entre outros, podem afetar a saúde mental e física da gestante. Além disso, todos os cuidados são necessários para que não haja complicações na gravidez, que, naturalmente, já é de risco, visto que o corpo da adolescente não está apto para o desenvolvimento da gestação.
Tendo em vista os aspectos observados, nota-se que as dificuldades enfrentadas pelas jovens estão correlacionados com a falta de informação, tornando, portanto, a precariedade nos sistemas de ensino a raiz do problema. Caberia ao Governo, em parceria com o Ministério da Educação, incluir aulas de educação sexual na grade curricular do ensino fundamental ao médio, a fim conscientizar os alunos sobre os métodos contraceptivos e alertá-los contra o perigo da violência sexual. Dispor nas escolas, também, apoio psicológico para as jovens gestantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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