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Por IsaSilva5
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Segundo o artigo 5 da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Porém, na prática, as desigualdades enfrentadas pelos povos indígenas, desde a colonização até os dias atuais, é um dos grandes problemas da sociedade, principalmente quando se trata de demarcação de terras. Este cenário se deve a falta de políticas públicas relacionadas ao tema e a marginalização desses povos.
Primeiramente, a falta de ações do Governo é responsável pela atual situação. Como citado pela professora Daiana Tukano, " a lesão mais grave aos direitos indígenas se refere a demarcação de terras. " A exemplo disso, estão os povos fora da Amazônia Legal - área que reúne grande partes da população indígena - , pois sofrem constantemente com a invasão de garimpeiros. Então, é preciso que sejam tomadas atitudes urgentes para esse problema.
Ademais, é importante ressaltar que a valorização dos índios entre os brasileiros é uma questão na qual vai além dos direitos constitucionais, pois um país que não reconhece sua diversidade étinica é incapaz de formar cidadãos consciente do seu papel na sociedade. Assim, é de suma importância a inclusão social dos indígenas, com o intuito de diminuir a marginalização desses povos.
Portanto, é imprescindível que a FUNAI ( Fundação Nacional dos Índios ), juntamente com o Governo Federal, elabore políticas públicas para garatir uma demarcação de terras justa e proteção adequada a esses locais. Além de promover ações de inclusão social nas escolas e no mercado de trabalho, a fim de evitar conflitos e conscientizar a população sobre o respeito a diversidade étinica. Espera-se então, que os índios sejam devidamente valorizados como é previsto na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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