De início, vale ressaltar a escassez de educação financeira nas escolas como causadora do impasse. No ano de 2021, o Governo Federal lançou, mediante ao Ministério da Educação (MEC) juntamente a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Programa Educação Financeira nas Escolas. No entanto, embora o programa tenha sido lançado, a situação brasileira permanece a mesma, visto que tal programa encontra-se apenas no papel, ou seja, não foi realmente aplicado na prática, dado que muitas pessoas ainda sofrem com a falta dessa educação. Logo, a persistência desse cenário corrobora o impasse.
Outrossim, cabe analisar o consumismo exacerbado dos brasileiros como consequência da problemática. Nesse sentido, a frase “Consumo, logo existo”, do sociólogo Zygmunt Bauman cabe perfeitamente, dado que nos dias atuais a população brasileira tem associado o consumo a algo necessário à vida. À vista disso, nota-se que os indivíduos têm, cada vez mais, o desejo de comprar e consumir, o que acaba por levá-los ao gasto financeiro excessivo com produtos, muitas vezes, fúteis e desnecessários, como é também retratado no filme citado anteriormente. Desse modo, a ausência de educação monetária acarreta na má gestão dos recursos financeiros.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pela formação educacional da população, por meio de profissionais qualificados, implementar a educação financeira na grade escolar. Essa medida terá como finalidade ensinar aos jovens, desde cedo, a importância de gerir os recursos monetários adequadamente, de modo que as próximas gerações sejam melhores que a atual. Dessa maneira, um passo colossal será dado rumo ao progresso e casos como o de Tino e Jane serão raros no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.