Precipuamente, é válido pontuar que o mundo da moda vem se aculturando dos elementos de certos povos. São lançadas vestimentas e acessórios para o consumidor como se fossem adereços puramente estéticos e sem o valor afetivo a comunidade a quem pertence. Devido a isso, a assimilação cultural não agrada o povo dominante, pois as indústrias da moda reproduzem itens de extrema individualidade para a população brasileira.
Ademais, é imperativo ressaltar que o período colonial foi marcado pelo mercantilismo que incluía a venda de itens de outras etnias para serem vendidos como produtos “exóticos”. Na maioria das vezes, modelos de diferentes culturas desfilavam com vestimentas ou penteados de outras culturas e assim excluíam os próprios indivíduos pertencentes aquela cultura e que produziram aqueles elementos.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, o Ministério da Cultura e o Ministério dos Direitos Humanos devem realizar campanhas e palestras que visem alertar a sociedade sobre os malefícios que apropriação cultural gera, com o intuito de sensibilizar a população de que sempre um grupo é afetado, pois a característica da comunidade é exposta. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.¬¬
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.