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Na obra "Utopia", o escritor Thomas More vem retratar uma sociedade perfeita, livre de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na sociedade atual é o oposto do que o autor prega, uma vez que a pandemia de covid-19 vem trazendo grandes impactos sociais para o Brasil. Tal situação torna-se um problema, visto que ocorre o aumento da pobreza e do trabalho infantil.
     Em primeiro plano, evidencia-se o aumento constante da pobreza. Isso acontece em virtude do aumento do desemprego já que muitas empresas estão demitindo seus empregados para reduzir custos. Também pequenas empresas estão falindo, sem conseguir vender sua mercadoria. Segundo a Comissão Econômica para a América latina e o Caribe (Cepal) prevê que a pobreza deve subir 33,7% e 35,8% em 2020. Esse cenário é preocupante já que nem o governo, tampouco a população estão tomando atitudes que ajudem a conter a situação atual do Brasil. Portanto, é preciso que soluções sejam tomadas para resolver esse impasse.
     Ademais, vale salientar que o trabalho infantil tem aumentado, drasticamente, durante a pandemia. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, promulgou a Declaração dos Direitos Humanos, que garante a todos os indivíduos saúde, educação e segurança. Contudo, muitas crianças não têm nada do que a declaração garante e são, infelizmente, obrigadas a trabalhar por uma "mixaria". Dessa forma, o vírus impossibilita que elas desfrutem do seu direito universal.
Em suma, conclui-se que medidas precisão ser tomadas para melhorar a condição atual do Brasil. Para tanto, o Governo, em parceria com o ministério da cidadania, deve proporcionar oportunidades de empregos para as famílias necessitadas e fazer doações de alimentos, por meio de investimentos em programas que diminua o avanço da pobreza. Para que assim o Brasil possa ser um a sociedade que Thomas retrata em "Utopia".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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