Segundo dados estatísticos, cerca de 350kg de lixo, em média, são produzidos por um indivíduo em um ano e 80 milhões de toneladas em todo o Brasil, todos os anos. Assim pois, o exponencial acúmulo de resíduos pode desencadear graves surtos de doenças e até mesmo epidemias, por conta de o local ser propício para a proliferação de ratos, que são um dos maiores transmissores de doenças nos grandes centros urbanos.
Além disso, a contaminação de rios e dos lençóis freáticos, não só causariam doenças, mas também a morte da biodiversidade marinha. Dito isso, a vida animal terrestre consequentemente seriam impactadas, pois a cada ano que os lixões crescem nas metrópoles, mais espaço é requerido e, consequentemente, o habitat natural das espécies são dizimadas.
Sendo assim, cabe, principalmente ao governo, tomar medidas mais efetivas para controlar a problemática do crescimento exponencial dos lixões nas grandes metrópoles aumentando a quantidade de pontos de coleta nas diversas localidades e adotando métodos de reciclagem para a fabricação de produtos reutilizáveis. Cabe também à população, a plena consciência de reciclar, reutilizar e reduzir o consumo exagerado de produtos, tornando os impactos ao meio ambiente cada vez menores e a biodiversidade cada vez mais viva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.