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#57245
"No meio do caminho tinha uma pedra". O verso de Carlos Drummond de Andrade traz uma reflexão dos percalços da vida em que, cada caminho, esbarra em um obstáculo a ser vencido. Não distante dos versos de Drummond, a realidade que vivencia os brasileiros na questão da educação a distância demonstra os problemas socioeconômicos do país que tanto impedem seu crescimento. Nesse contexto, faz-se necessário que medidas sejam tomadas não só a desigualdade em relação ao acesso a educação, mas também a falta de preparo para o ensino remoto.          Deve-se destacar, de início, a desigualdade em relação ao acesso a educação como um dos principais complicadores do problema. Nesse sentido, nota-se, no Brasil, que muitos estudantes não possuem computadores ou noradias com redes de internet, o que provoca um atraso em comparação aos estudantes com melhores condições de vida, e acentua a desigualdade social já existente entre eles, uma vez que o fator influencia na probabilidade do indivíduo ser aprovado em uma universidade.          A falta de preparo para o ensino remoto também é uma adversidade, uma vez que coloca a qualidade da educação ofertada em xeque. Estima-se que, no Brasil, 54% dos professores não cursaram, na graduação, uma disciplina voltada ao uso da tecnologia se comporta como um fator de extrema importância para a sociedade, essencial para o seu progresso.          Assim sendo, é evidente que a educação a distância configura-se como um problema qie precisa ser resolvido. Portanto, cabe ao Ministério da Economia liberar fundos para serem gastos com equipamentos tecnológicos que serão distribuídos pelas escolas a fim de democratizar o acesso a educação. Além disso, os professores devem se capacitar quanto ao assunto tecnologia, através de cursos e matérias inseridas nas grades curriculares das faculdades brasileiras, com o objetivo de se tornarem aptos para o ensino a distância. Somente assim, essa questão será minimizada e deixará de ser pedras no caminho do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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