Avatar do usuário
Por potter
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81179
O filme "Parasita" expõe os contrastes presentes na vida de duas famílias sul-coreanas, uma rica e outra pobre, e a ascensão social da segunda às custas da primeira. Tal situação de desigualdade se assemelha à realidade social brasileira como fruto da marginalização de determinados grupos e que se perpetua pelo discurso meritocrático.
Em princípio, destaca-se a histórica marginalização da população negra como fator formador do corpo social atual. O sociólogo Florestan Fernandes apontou o quanto a libertação dos escravizados em 1888 não foi acompanhada por medidas que visassem à integração destas pessoas à coletividade, mantendo, assim, as relações de desigualdade pré-existentes. Este processo fez com que esse grupo fosse privado de direitos sociais como saúde e educação dignas, dificultando sua ascensão social e tomada de outros espaços na sociedade, percebidos na quase ausência de médicos negros ou líderes de empresas, por exemplo.
Ademais, o mito da meritocracia também atua como fator que mantém as desigualdades no capitalismo contemporâneo. A existência de uma elite branca letrada que alcançou este status pela exploração de escravos ou do proletariado fez com esta buscasse justificar sua posição como fruto do trabalho árduo e de mérito próprio. Esse argumento ignora as desigualdades materiais das pessoas, mas acaba ganhando espaço no imaginário coletivo, culpando a população periférica pela sua condição e desestimulando-a a mudar de vida, alimentando, assim, uma sociedade capitalista que sobrevive às custas da desigualdade.
É necessário, portanto, que o Ministério da Educação amplie políticas afirmativas como as cotas, assegurando uma porcentagem maior de negros nas universidades, além de prover uma educação de qualidade nas áreas periféricas, equipando as escolas com salas de informática, bibliotecas e aumentando a oferta do ensino integral. Assim, espera-se a atenuação das desigualdades do país, de modo que este se distancie cada vez mais da realidade apresentada em "Parasita".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
250 Exibições
por Caylaine
3 Respostas 
309 Exibições
por Keilinha
1 Respostas 
172 Exibições
por Ce3cilia
0 Respostas 
151 Exibições
por Mimi2004
1 Respostas 
285 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
101 Exibições
por milena81
3 Respostas 
335 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
143 Exibições
por AninhaLr
1 Respostas 
203 Exibições
por Nbsgifal15
0 Respostas 
127 Exibições
por jaqueline454

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM