Dessa forma, em primeira análise a interferência da forma de pensar sobre os idosos é um desafio presente no problema de Djmila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, a um silenciamento instaurado na questão do da desvalorização dos idosos visto que a sociedade tem uma visão estereotipada sobre essa fase da vida. Assim, hoje tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela como defende a pensadora.
Em pararelo, a ausência de representatividade é um entrave que tange ao problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida no debate sobre a desvalorização dos idosos, visto que demonstra uma ineficiência cultural e retórica nos dias de hoje, não dando valor a velhice e seus prazeres dos quais possuem memórias e gerações. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o poder público deve criar políticas públicas por meio de investimentos em relação à desvalorização dos idosos, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda, contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de representatividade no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da declaração universal dos direitos humanos uma realidade mais próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada