Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59010
A depressão em um contexto social

A depressão no SEC. XXI é reflexo da sociedade brasileira atual. O cuidado com a saúde mental é negligenciado por boa parte da população, na grande maioria por falta de conhecimento sobre sua importância. A ansiedade, a bipolaridade e a síndrome do pânico são exemplos de transtornos mentais que afetam diariamente indivíduos de diferentes idades, gêneros e classes sociais. Atualmente essas doenças estão diretamente ligadas a estrutura social.

A ideia de vida perfeita transmitida pelas redes sociais reflete no acréscimo do número de pessoas com depressão. O Instagram é uma plataforma na qual é possível compartilhar rotinas e vivências, porém, é habitual que haja uma filtragem do que é publicado onde é retirado todas as dificuldades e tristezas. Influenciadores digitais sempre mostram uma realidade cheia de alegria, viagens, amigos e romances que passa uma sensação a quem está consumindo aquele conteúdo, que apenas ele enfrenta problemas e infelicidades. A comparação é um grande fator que contribui para o surgimento de pensamentos melancólicos que traz como consequência a falta de interesse em atividades básicas e o desgosto pela vida.

O consumismo desenfreado atual, estimula o comportamento depressivo. A necessidade de estar sempre consumindo e obtendo produtos de última geração para preencher um vazio interno faz com que a felicidade e a realização pessoal se baseiem no bem material. É vendido pela indústria e pela publicidade a solução de todos os problemas pessoais atrelado a compra de um novo lançamento de algum smartphone ou uma televisão, gerando uma expectativa no consumidor que não será suprida. Sendo assim, quando não há esse sentimento de completação por meio do consumo gera uma fragilidade mental no ser humano.

É necessário que haja um redirecionamento dos valores sociais para que ocorra a diminuição do quadro depressivo enfrentado atualmente. Deve ter uma conscientização de forma individual e principalmente pelos grandes influenciadores das redes sociais sobre os conteúdos lançados na internet e que evitem passar uma realidade fantasiosa e aconteça uma ressignificação do que é essencial na vida de cada sujeito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM