O tráfico de drogas é um dos principais obstáculos da segurança pública e da diminuição de outras modalidades criminosas. Nas grandes cidades, as ondas de crimes geralmente são praticadas por viciados em drogas que buscam um meio de sustentar seus vícios através do roubo e do furto, por exemplo. Conclui-se, então, que o tráfico de entorpecentes, além de ser um dos principais crimes a ser combatido, também serve como estímulo para o crescimento de outras práticas criminosas.
Além disso, a ineficiência estatal em promover segurança pública à população é o reflexo de uma má gestão dos recursos públicos. As forças policiais não recebem o devido preparo físico e emocional, os equipamentos nem sempre são novos e atualizados e não há amparo jurídico, por parte do estado, para que as forças de segurança pública exerçam suas atividades de forma plena. Recursos financeiros limitados, inexistência de leis mais severas e a ineficácia da reabilitação de criminosos são pontos que podem ser acrescentados à ineficiência do estado em combater à criminalidade.
Infere-se, portanto, que o aumento da violência, principalmente nos grandes centros urbanos, é resultado do crescimento do tráfico de drogas e da ineficiência estatal em combater o avanço da criminalidade. Cabe, pois, ao poder público, por meio das instituições democráticas, a elaboração de políticas eficazes de reabilitação e inserção de ex-criminosos na sociedade e o investimento em tecnologias voltadas à inteligência policial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.