Primeiramente, destaca-se a negligência estatal como um dos fatores que favorecem a existência desse problema. Segundo John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar dos cidadãos. No entanto, é válido reconhecer que o Estado não exerce seu papel social conforme os ideais de John Locke, já que a sociedade brasileira enfrenta grandes desafios de desigualdade,devido à falta de presença estatal. Visto isso, a desigualdade entre as regiões deve ser combatida, pois contrapõe o objetivo a que se refere o artigo 3° da Carta Magna: construir uma sociedade livre,justa e solidária.
Além disso, a omissão midiática compactua com o aumento desse obstáculo. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quanto ignorados. Sob essa perspectiva, é notório que a mídia por ser um setor no qual alcança uma grande quantidade de pessoas em minutos silencia a desigualdade entre as regiões, de modo, a impedir que esses indivíduos tenham uma participação social no combate dessa temática. Desse modo, em razão do silenciamento dos meios de comunicação, o problema perdura em solo brasileiro.
Infere-se, portanto, à adoção de medidas para auxiliar no combate desse problema. Dessa maneira, cabe ao Poder Executivo, órgão no qual governo e administra os interesses públicos,investir na criação de centros de apoio para as pessoas que não tem onde morar devido a desigualdade entre as regiões , essa ação deve ocorrer por meio direcionamento de mais investimentos para essas áreas,a fim,de combater esse obstáculo que assombra a sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 171
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.