Diante desse cenário, cabe ressaltar a publicização do ato de consumir como fator do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer argumenta que os limites do campo de visão do homem determinam sua visão de mundo. Analogamente, a publicidade da cultura do consumismo delimita a ótica da sociedade para com o dinheiro, tornando-a, muitas vezes, refém dessa ideologia capitalista. Consequentemente, ocorrem gastos frenéticos com produtos desnecessários, comprometendo o planejamento financeiro de muitos brasileiros. Logo, é preciso contrapor essa divulgação ideológica.
Ademais, a falta do Estado nas escolas é outro agravante. Sob essa ótica, um dos maiores expoentes da filosofia, Aristóteles, defende que a política seja utilizada para promover equilíbrio. Entretanto, a política do país, ao não obrigar a inclusão de uma disciplina exclusiva para educação financeira nas escolas, favorece o desequilíbrio econômico de muitas famílias, as quais podem cometer erros na administração de capital. Em decorrência disso, algumas gastam sem pensar e acabam sem dinheiro para comprar comida ou pagar contas. Desse modo, medidas estatais nesse setor são de grande valia.
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa problemática. Nesse viés, o Governo Federal deve, por meio das diversas mídias — como TV e redes sociais —, veicular vinhetas audiovisuais, criadas por designers e economistas, que alertem sobre os perigos do consumismo e como preveni-lo, com o fito de enfraquecer a cultura consumista no país. Em paralelo, o Ministério da Educação deve obrigar as escolas a oferecerem a disciplina Finanças Para a Vida, a fim de fornecer educação financeira de qualidade. Dessa forma, o país promoverá o bem-estar financeiro, aproximando-se do que Hobbes teorizara.
Amigos, como sempre, uma mão lava a outra, só me marcar! <3
@Iurymed
@Wallace
@willoliveira
@larissa0205
@Larissarg17
@Anne24
@anaclaradll
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.