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Por Isabelladu
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#84893
Consoante ao dito por Albert Einstein, " Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade". Caso o autor da teoria da relatividade estivesse vivo no século XXI, presenciaria esse excesso nas salas de aulas, servindo como aliado dos estudantes no processo de aprendizagem. Faz-se necessário apontar quais os impactos que o uso do celular traz em sala de aula.
Em primeiro lugar, uma pesquisa recente revelou que há mais celulares no mundo do que número de pessoas. A partir disso, é válido observar que não seria diferente a presença dessa ferramenta no ambiente escolar. Os estudantes
o utilizam como aliado durante pesquisas, sob a supervisão e orientação dos professores. Esse acompanhamento é essencial para o processo de aprendizagem.
Em segundo lugar, o sucesso na aprendizagem tem a ver com a moderação e a imposição de limites executada em sala. "O que diferencia o veneno do remédio é a dose, como apontou o médico e físico Paracelso. Nesse sentido, é crucial que os estudantes sejam conhecedores do uso adequado do celular em sala, com fins didáticos e benéficos para a aprendizagem, sem ultrapassar os limites e as normas escolares.
Portanto, o uso do celular em sala de aula é importante no processo de aprendizagem nos alunos. Todavia, é necessário que a direção escolar e professores estabeleçam limites e fiscalizem se os estudantes estão utilizando o aparelho para o fim adequado. Somente assim será possível colher os bons frutos desse importante aliado na preparação escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Higorvaz
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#84905
Olá, @Isabelladu!

Aqui vai uma correção mais completinha, porém, sinta-se livre para criticar e discordar :mrgreen:

Consoante ao dito0 por Albert Einstein, " Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade". 1Caso o autor da teoria da relatividade estivesse vivo no século XXI, presenciaria esse excesso nas salas de aulas, servindo como aliado dos estudantes no processo de aprendizagem. Faz-se necessário apontar quais os impactos que o uso do celular traz em sala de aula2.

0 Este "Consoante ao dito por" é desnecessário na frase, tal porque a palavra Consoante já exerce a função de concordância ou relação. Você pode escrever para uma melhor coesão "Consoante ao filósofo..."

1 Acho que você poderia ao invés de falar novamente sobre o Filósofo, já começar falando sobre os problemas que cercam o assunto.

2 Ok, você disse que é necessário apontar quais são os problemas, porém, não os mostrou no texto. :( Mostrar as teses é muito importante, principalmente na hora da correção profissional dirigida pelo ENEM e, caso não apareça, será classificada como teses fantasmas.

Resumo: Apenas alguns erros de coesão, porém, você escreve muito bem! :mrgreen:





Em primeiro lugar, uma pesquisa recente revelou que há mais celulares no mundo do que número de pessoas3. A partir disso, é válido observar que não seria diferente a presença dessa ferramenta no ambiente escolar. 4Os estudantes
o utilizam como aliado durante pesquisas, sob a supervisão e orientação dos professores. Esse acompanhamento é essencial para o processo de aprendizagem.5


3 É muito importante a especificação da origem da pesquisa. Você classifica os dados, porém, quem fez ela? O IBGE? Em que ano? 2015, 2010? Esses dados são importantes para a melhor firmeza dos seus argumentos.

4 e 5 Ok, esse parágrafo ficou superficial de certa forma, o qual ocorre porque não houve uma problematização. Por exemplo, você citou que não seria diferente a presença desses aparelhos na escola, porém, quais são os problemas? No primeiro parágrafo (Introdução) você disse que iria revela-los mas não os mostrou aqui. Esse tipo de erro é classificado como erro de coesão, onde há uma discordância entre ideias.

Resumo: Erros comuns, que podem ser melhorados com prática frequente. Nenhum erro gramátical aqui também. :mrgreen:




Em segundo lugar, o sucesso na aprendizagem tem a ver com a moderação e a imposição de limites executada em sala. "O que diferencia o veneno do remédio é a dose, como apontou o médico e físico Paracelso. Nesse sentido, é crucial que os estudantes sejam conhecedores do uso adequado do celular em sala, com fins didáticos e benéficos para a aprendizagem, sem ultrapassar os limites e as normas escolares.6


6 Novamente o mesmo ocorre no segundo parágrafo, você apenas mostra sua ideia, porém, não a defende mostrando um problema e como isso iria afetar no que se refere ao tema. Nenhum erro gramátical aqui também, você deve dominar a norma culta 8-)

Resumo dos Desenvolvimentos: Você aplica a função da Proposta de Intervenção nos parágrafos de Desenvolvimento. Como assim? Você explica como deve ser usado de maneira benéfica e eficiente, porém, esses argumentos ficam para o último parágrafo. Tente explicar os males que cercam o tema, como, por exemplo, a falta de concentração que a tecnologia traz na sala de aula é argumente em cima disso, deixe as soluções para o último! :mrgreen:






Portanto, o uso do celular em sala de aula é importante no processo de aprendizagem nos alunos. Todavia, é necessário que a direção escolar e professores estabeleçam limites e fiscalizem se os estudantes estão utilizando o aparelho para o fim adequado. Somente assim será possível colher os bons frutos desse importante aliado na preparação escolar.7

7 A proposta de Intervenção está incompleta, aqui vai o que faltou e o que foi aplicado corretamente:

Agente: V
Ação: V
Modo/Meio: X
Efeito/Finalidade: V
Detalhamento: X

Bom, tudo isso vai melhorando com o passar dos dias e treino, não se preocupe! Você melhorou bastante desde minha última correção :mrgreen: Bons estudos!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Higorvaz
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#84906
Perdão, Isabelladu! O último Detalhamento é para estar correto! Errei na formatação mil perdões!! :oops:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Isabelladu
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#84908
Higorvaz escreveu:Perdão, Isabelladu! O último Detalhamento é para estar correto! Errei na formatação mil perdões!! :oops:
muito obrigada pela sua correção! Com suas dicas espero melhorar muito mais. Deus abençoe
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