Sob esse viés, é importante salientar a falta de capacitação dos professores quanto ao uso da tecnologia no ambiente escolar como um entrave para a aplicação da tecnologia na educação. De acordo com pesquisas realizadas pelo Datafolha, cerca de 62% dos professores nunca fizeram cursos de informática ou de tecnologia em educação. Logo, a falta de uma formação adequada para lidar com as ferramentas tecnológicas pode limitar sua capacidade de utilizá-las efetivamente para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.
Ademais, outro desafio importante que impede o uso da tecnologia na educação é a garantia de acesso à tecnologia para todos os alunos, independentemente de sua condição socioeconômica. A exclusão digital ainda é uma realidade em muitas regiões do país. Segundo o portal G1, mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, limitando assim a capacidade de muitos estudantes de se beneficiarem das ferramentas tecnológicas disponíveis.
Portanto, para superar esses desafios, é preciso que o governo invista na formação dos educadores para o uso da tecnologia, oferecendo capacitações e treinamentos para que se sintam mais seguros e preparados para utilizá-la em sala de aula. Além disso, o Ministério da Educação, responsável por promover um ensino de qualidade para o país, deve criar políticas públicas que garantam o acesso à tecnologia para todos os alunos, por meio de programas de inclusão digital e investimentos na infraestrutura das escolas. Para isso, ele pode estabelecer parcerias entre as instituições de ensino e as empresas de tecnologia para disponibilizar equipamentos e softwares de qualidade para os alunos e professores. Dessa forma, será possível superar os desafios para o uso da tecnologia na educação, romper com os métodos ultrapassados, como Paulo Freire disse, e garantir que ela seja uma ferramenta efetiva para melhorar a qualidade do ensino e a formação dos alunos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada