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Em 25 de maio de 2020, ocorreu o brutal assassinato de George Floyd, suas consequências foram transmitidas internacionalmente com os fortes protestos nos Estados Unidos e no mundo, junto do crescente movimento "Black Lives Matter" em uma tentativa de suprir o racismo e principalmente a violência policial. Infelizmente, atos como o assassinato de George Floyd são recorrentes no Brasil diariamente, apesar de não possuir tanta atenção midiática, todo esse preconceito possui raízes fortes na escravidão que ainda se mantêm.

Historicamente, o Brasil foi um dos países mais tardios na abolição da escravatura, ocorrida apenas em 1888, além de deixar consequências como seus desdobramentos em ideologias racistas que perduram até hoje. Essas ideologias se mantinham na elite brasileira e agravava o quadro desigual econômico e social, apesar de haver movimentos que tentam retomar a moral humana e extinguir preconceitos irracionais.

Além disso, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes critica a sociedade brasileira e o seu chamado "racismo velado", isto é, preconceitos e atitudes que, mesmo apagadas pela noção de igualdade proposta na lei, perduram na sociedade. Esse preconceito é visível em dados populacionais, como estatística de crime, violência urbana, famílias em estado de miséria etc. Portanto, há de se afirmar que o racismo ainda é um problema a ser debatido em favor da igualdade e do comprimento da ética e moral.

Por isso, deve-se combater o legado da escravidão, em prol de todos os indivíduos que sofrem diariamente com essa ideologia atrasada e imoral. O respeito mútuo e compreensão de diferenças deve ser regra para o convívio, o passado histórico deve ser utilizado como exemplo de observação para impedir tais pensamentos e assim, prosseguir em uma sociedade mais igualitária e justa, com o cumprimento da constituição e da afirmação de valores éticos base.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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