Avatar do usuário
Por pedro022
Quantidade de postagens
#128142
Inquestionavelmente, o preconceito religioso acompanha o Brasil desde seu descobrimento. Com o intuito de catequizar os nativos brasileiros, os portugueses buscaram suprimir as crenças nativas e africanas, impondo o catolicismo por meio da tortura e escravização. Por certo, esta herança religiosa perpétua até os dias atuais, onde o catolicismo é a religião com mais adeptos no país, entretanto, a antipatia portuguesa a outras religiões também acompanha a população até hoje, gerando rejeição e racismo por outras religiões e pessoas, principalmente de descendência africana.
Nos dias de hoje, outras crenças são permitidas, mas é visível o preconceito de uma parcela da população, por irem contra as religiões cristãs. Embora, segundo a constituição de 1988 o Estado é laico, não é difícil ver igrejas influenciando na política. Como no caso da Igreja Universal, onde em 2019 houve a tentativa de colocar um dos filhos do bispo como embaixador do Brasil na Angola, já que a instituição faz parte do partido político "Republicanos", partido do então presidente Jair Bolsonaro. Desta forma, casos como estes demonstram que a igreja católica possui muito poder na política, podendo manter de dentro para fora a condição de soberania contra outras religiões, ocasionando o apagamento de outras culturas, principalmente afrodescendente.
Ademais, o racismo acompanha esta problemática, pois as principais religiões afetadas são as vindas do continente africano. Bem como, noticiado pelo jornal "O Globo", estas religiões são que mais denunciam a discriminação no país, muitas vezes gerando a morte de indivíduos. Sob o mesmo ponto de vista, é possível relacionar com os altos índices de racismo que acompanham a situação, onde as duas problemáticas geram o apagamento de uma cultura e a morte de pessoas dia após dia.
Em suma, é necessário que o Estado intervenha na situação, por meio do Ministério da Educação, com propagandas nas escolas, ocasionando um costume das crianças com estas crenças desde cedo. Além disso, é necessário que por meio do Ministério da Justiça, seja analisado a intervenção das igrejas católicas na política brasileira, punindo as envolvidas e impedindo que novas apareçam. Desta forma cumprindo o artigo n°5 da constituição federal de 1988 garantindo aos brasileiros e estrangeiros a liberdade, igualdade e segurança em território nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
163 Exibições
por Vitorialsx
0 Respostas 
107 Exibições
por Elizama08
0 Respostas 
76 Exibições
por stevnwz
0 Respostas 
89 Exibições
por gouh
0 Respostas 
99 Exibições
por assis
1 Respostas 
298 Exibições
por ViniSenna
2 Respostas 
168 Exibições
por Monicxc
0 Respostas 
75 Exibições
por layane46633
0 Respostas 
62 Exibições
por layane46633
0 Respostas 
96 Exibições
por emillyborba

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

A jurista e escritora antirracista, Michelle Alexa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM