Avatar do usuário
Por Maxy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128146
No filme "Meu pai" é abordada a realidade de uma mulher que enfrenta muitas dificuldades ao precisar assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso. Fora da ficção, essa é a realidade pouco contemplada de muitas mulheres no Brasil. Nesse contexto, é importante compreender como principais entraves: a cultura do machismo e a falta de debates a respeito da problemática.
Nessa perspectiva, é válido ressaltar que o machismo Cultural é um desafio para o avanço da questão. Segundo a antropóloga Lilian Schowakz, o estado suaviza os problemas sociais ao invés de tentar resolvê-los. Dessa forma, tal eufimismo social intensifica os entraves visto que no imaginário masculino, o papel da mulher está sempre associado aos cuidado humanos. Por conseguinte, o papel feminino é reduzido a concepção masculina, o que contrária ideias como lugar de mulher é onde ela quiser
Outrossim, é válido salientar que há poucas discussões a respeito do trabalho de cuidado humano por parte das mulheres. De acordo com Djamila Ribeiro, para resolver os problemas da sociedade, é necessário os tirar da invisibilidade. Nesse viés, é evidente que a falta de debates a respeito do trabalho de cuidado realizado majoritariamente pelo público feminino é um empecilho para a resolução do conflito, visto que a população não dá a devida importância ao problema. Em razão disso fica clara a urgência em abordar esse tema.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Por isso, cabe ao governo federal, em parceria com o ministério da educação - Órgão responsável por implementar e gerir a grade curricular das escolas - realizar palestras que abordem o machismo e o trabalho de cuidado feminino, por meio da apresentação de dados e filmes ou séries que acrescentem a discussão, com o intuito de tirar da invisibilidade esse problema e paralelamente combater o machismo. Apenas assim, casos como o do filme "meu pai" poderão acabar
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#128159
Oi, @Maxy! Como retribuição pela sua recente participação no projeto, vou corrigir a sua redação. Continue assim!

Em roxo, assinalei deslizes que não são penalizados no ENEM, como a grafia incorreta de um nome próprio, e trechos que poderiam ser aprimorados, apesar de eu não ter certeza de que há um erro.

No filme "Meu pai", (1) é abordada a realidade de uma mulher que enfrenta muitas dificuldades (2) ao precisar assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso. Fora da ficção, essa (3) é a realidade pouco contemplada de muitas (4) mulheres no Brasil (5). Nesse contexto, é importante compreender como principais entraves: a entraves a cultura do machismo e a falta de debates a respeito da problemática. (6)

(1) O adjunto adverbial longo deslocado "No filme 'Meu pai'" deve ser separado por vírgula. Para mais informações, acesse: https://www.clubedoportugues.com.br/adj ... r-virgula/
(2) Quais dificuldades? Sugestão: "enfrenta dificuldades, como [exemplo], ao assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso".
(3) A qual aspecto do filme, exatamente, o pronome "essa" se refere? Ao papel de cuidadora? Às dificuldades enfrentadas pela mulher? À relação entre o pai e a filha? Embora a resposta pareça óbvia, lembre-se de que a sua redação deve ser independente da proposta, isto é, deve ser possível compreendê-lo integralmente sem a leitura dos textos motivadores.
(4) Cuidado com repetições próximas.
(5) Repertório legitimado, pertinente e produtivo. Parabéns!
(6) Faltou citar a palavra-chave "invisibilidade".

Nessa perspectiva, é válido ressaltar que o machismo Cultural cultural é um desafio para o avanço da questão enfrentamento do impasse. Segundo a antropóloga Lilian Schowakz Lilia Schwarcz, o estado Estado (1) suaviza (2.1) os problemas sociais ao invés de tentar resolvê-los. Dessa forma, tal eufimismo eufemismo social (2.2) intensifica os entraves, (3) visto que, (4) no imaginário masculino, o papel da mulher está sempre associado aos cuidado cuidados humanos. Por conseguinte, o papel feminino é reduzido a à (5) concepção masculina, o que contrária contraria (6) ideias como "lugar de mulher é onde ela quiser" (7).

(1) A palavra "Estado", com o sentido de "nação politicamente organizada", deve ser grafada com inicial maiúscula; com o sentido de "unidade federativa", em contrapartida, deve ser iniciada por minúscula. Por exemplo:
"O Brasil é um Estado soberano" -> Sentido de "nação politicamente organizada".
"Minas Gerais é um estado acolhedor" -> Sentido de "unidade federativa".
(2) O que significa "suaviza" nesse contexto? E "eufemismo social"? Em razão dessas lacunas, não ficou clara a relação entre a omissão do Estado e a invisibilização das mulheres.
(3) O conectivo "visto que" deve ser precedido por vírgula.
(4) Isole com vírgulas o adjunto adverbial longo deslocado "no imaginário masculino".
(5) Acompanhe o raciocínio:
O que está reduzido está reduzido a algo -> O particípio "reduzido" requer a preposição a.
O que = O papel feminino
algo = a concepção masculina -> O substantivo "concepção" é precedido pelo artigo feminino a.
O papel feminino está reduzido a + a concepção masculina.
O papel feminino está reduzido à concepção masculina.
Para mais informações, acesse: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(6) O substantivo "contrária" recebe acento agudo, mas o verbo "contraria" não. A sílaba tônica deste é "ria"; já a daquele, "trá".
(7) Evite recorrer a chavões do senso comum, principalmente se a linguagem for coloquial.

Outrossim, é válido salientar que há poucas discussões a respeito do trabalho de cuidado humano por parte das mulheres. De acordo com Djamila Ribeiro, para resolver os problemas da sociedade, é necessário os tirar tirá-los da invisibilidade. Nesse viés, (1) é evidente que a falta de debates a respeito do trabalho de cuidado (1) realizado majoritariamente pelo público feminino é um empecilho para a resolução do conflito, visto que a população não dá a devida importância ao problema (2). Em razão disso, fica clara a urgência em abordar esse tema.

(1) Sugestões para assegurar a produtividade: "Nesse viés, confirmando o ponto de vista da filósofa, é evidente que [...]" ou "Nesse viés, corroborando o argumento da filósofa, é evidente que [...]".
(2) Cuidado com a repetição de palavras e de ideias.
(3) Por quê? O que motiva essa indiferença social? Desdobre mais o argumento.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Por isso (1), cabe ao governo federal, em parceria com o ministério da educação - Órgão órgão responsável por implementar e gerir a grade curricular das escolas - realizar palestras que abordem o machismo e o trabalho de cuidado feminino, por meio da apresentação de dados e filmes ou séries que acrescentem (2) a à discussão, com o intuito de tirar da invisibilidade esse problema e paralelamente combater o machismo. Apenas assim, casos como o do filme "meu pai" "Meu pai" poderão acabar (3) (4).

(1) Não é necessário usar conectivos conclusivos em duas frases consecutivas.
(2) Acrescentem o quê?
(3) Proposta completa. Parabéns!
(4) Boa retomada. Parabéns!

C1 - 160. Há poucos desvios.
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 120. Há uma quantidade considerável de lacunas argumentativas.
C4 - 160. Atente-se às repetições.
C5 - 200. Parabéns!

Total - 840

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)

P.S.: se me permite a curiosidade, quanto você tirou no ENEM?
2
Avatar do usuário
Por Maxy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128177
@Felipe082, eu tirei 920, andei estudando as competências e notei que as correções do Enem andam bem tolerante ultimamente, passei isso para as minhas correções também, obrigada pela atenção ao que eu escrevi ☺️
1
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#128293
Felipe082 escreveu:Oi, @Maxy! Como retribuição pela sua recente participação no projeto, vou corrigir a sua redação. Continue assim!

Em roxo, assinalei deslizes que não são penalizados no ENEM, como a grafia incorreta de um nome próprio, e trechos que poderiam ser aprimorados, apesar de eu não ter certeza de que há um erro.

No filme "Meu pai", (1) é abordada a realidade de uma mulher que enfrenta muitas dificuldades (2) ao precisar assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso. Fora da ficção, essa (3) é a realidade pouco contemplada de muitas (4) mulheres no Brasil (5). Nesse contexto, é importante compreender como principais entraves: a entraves a cultura do machismo e a falta de debates a respeito da problemática. (6)

(1) O adjunto adverbial longo deslocado "No filme 'Meu pai'" deve ser separado por vírgula. Para mais informações, acesse: https://www.clubedoportugues.com.br/adj ... r-virgula/
(2) Quais dificuldades? Sugestão: "enfrenta dificuldades, como [exemplo], ao assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso".
(3) A qual aspecto do filme, exatamente, o pronome "essa" se refere? Ao papel de cuidadora? Às dificuldades enfrentadas pela mulher? À relação entre o pai e a filha? Embora a resposta pareça óbvia, lembre-se de que a sua redação deve ser independente da proposta, isto é, deve ser possível compreendê-lo integralmente sem a leitura dos textos motivadores.
(4) Cuidado com repetições próximas.
(5) Repertório legitimado, pertinente e produtivo. Parabéns!
(6) Faltou citar a palavra-chave "invisibilidade".

Nessa perspectiva, é válido ressaltar que o machismo Cultural cultural é um desafio para o avanço da questão enfrentamento do impasse. Segundo a antropóloga Lilian Schowakz Lilia Schwarcz, o estado Estado (1) suaviza (2.1) os problemas sociais ao invés de tentar resolvê-los. Dessa forma, tal eufimismo eufemismo social (2.2) intensifica os entraves, (3) visto que, (4) no imaginário masculino, o papel da mulher está sempre associado aos cuidado cuidados humanos. Por conseguinte, o papel feminino é reduzido a à (5) concepção masculina, o que contrária contraria (6) ideias como "lugar de mulher é onde ela quiser" (7).

(1) A palavra "Estado", com o sentido de "nação politicamente organizada", deve ser grafada com inicial maiúscula; com o sentido de "unidade federativa", em contrapartida, deve ser iniciada por minúscula. Por exemplo:
"O Brasil é um Estado soberano" -> Sentido de "nação politicamente organizada".
"Minas Gerais é um estado acolhedor" -> Sentido de "unidade federativa".
(2) O que significa "suaviza" nesse contexto? E "eufemismo social"? Em razão dessas lacunas, não ficou clara a relação entre a omissão do Estado e a invisibilização das mulheres.
(3) O conectivo "visto que" deve ser precedido por vírgula.
(4) Isole com vírgulas o adjunto adverbial longo deslocado "no imaginário masculino".
(5) Acompanhe o raciocínio:
O que está reduzido está reduzido a algo -> O particípio "reduzido" requer a preposição a.
O que = O papel feminino
algo = a concepção masculina -> O substantivo "concepção" é precedido pelo artigo feminino a.
O papel feminino está reduzido a + a concepção masculina.
O papel feminino está reduzido à concepção masculina.
Para mais informações, acesse: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(6) O substantivo "contrária" recebe acento agudo, mas o verbo "contraria" não. A sílaba tônica deste é "ria"; já a daquele, "trá".
(7) Evite recorrer a chavões do senso comum, principalmente se a linguagem for coloquial.

Outrossim, é válido salientar que há poucas discussões a respeito do trabalho de cuidado humano por parte das mulheres. De acordo com Djamila Ribeiro, para resolver os problemas da sociedade, é necessário os tirar tirá-los da invisibilidade. Nesse viés, (1) é evidente que a falta de debates a respeito do trabalho de cuidado (1) realizado majoritariamente pelo público feminino é um empecilho para a resolução do conflito, visto que a população não dá a devida importância ao problema (2). Em razão disso, fica clara a urgência em abordar esse tema.

(1) Sugestões para assegurar a produtividade: "Nesse viés, confirmando o ponto de vista da filósofa, é evidente que [...]" ou "Nesse viés, corroborando o argumento da filósofa, é evidente que [...]".
(2) Cuidado com a repetição de palavras e de ideias.
(3) Por quê? O que motiva essa indiferença social? Desdobre mais o argumento.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Por isso (1), cabe ao governo federal, em parceria com o ministério da educação - Órgão órgão responsável por implementar e gerir a grade curricular das escolas - realizar palestras que abordem o machismo e o trabalho de cuidado feminino, por meio da apresentação de dados e filmes ou séries que acrescentem (2) a à discussão, com o intuito de tirar da invisibilidade esse problema e paralelamente combater o machismo. Apenas assim, casos como o do filme "meu pai" "Meu pai" poderão acabar (3) (4).

(1) Não é necessário usar conectivos conclusivos em duas frases consecutivas.
(2) Acrescentem o quê?
(3) Proposta completa. Parabéns!
(4) Boa retomada. Parabéns!

C1 - 160. Há poucos desvios.
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 120. Há uma quantidade considerável de lacunas argumentativas.
C4 - 160. Atente-se às repetições.
C5 - 200. Parabéns!

Total - 840

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)

P.S.: se me permite a curiosidade, quanto você tirou no ENEM?
Como sempre, análise impecável, Felipe! :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#128304
Maxy escreveu:@Felipe082, eu tirei 920, andei estudando as competências e notei que as correções do Enem andam bem tolerante ultimamente, passei isso para as minhas correções também, obrigada pela atenção ao que eu escrevi ☺️
Por nada, @Maxy :)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#128305
Fortes escreveu:
Felipe082 escreveu:Oi, @Maxy! Como retribuição pela sua recente participação no projeto, vou corrigir a sua redação. Continue assim!

Em roxo, assinalei deslizes que não são penalizados no ENEM, como a grafia incorreta de um nome próprio, e trechos que poderiam ser aprimorados, apesar de eu não ter certeza de que há um erro.

No filme "Meu pai", (1) é abordada a realidade de uma mulher que enfrenta muitas dificuldades (2) ao precisar assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso. Fora da ficção, essa (3) é a realidade pouco contemplada de muitas (4) mulheres no Brasil (5). Nesse contexto, é importante compreender como principais entraves: a entraves a cultura do machismo e a falta de debates a respeito da problemática. (6)

(1) O adjunto adverbial longo deslocado "No filme 'Meu pai'" deve ser separado por vírgula. Para mais informações, acesse: https://www.clubedoportugues.com.br/adj ... r-virgula/
(2) Quais dificuldades? Sugestão: "enfrenta dificuldades, como [exemplo], ao assumir o papel de cuidadora do seu pai idoso".
(3) A qual aspecto do filme, exatamente, o pronome "essa" se refere? Ao papel de cuidadora? Às dificuldades enfrentadas pela mulher? À relação entre o pai e a filha? Embora a resposta pareça óbvia, lembre-se de que a sua redação deve ser independente da proposta, isto é, deve ser possível compreendê-lo integralmente sem a leitura dos textos motivadores.
(4) Cuidado com repetições próximas.
(5) Repertório legitimado, pertinente e produtivo. Parabéns!
(6) Faltou citar a palavra-chave "invisibilidade".

Nessa perspectiva, é válido ressaltar que o machismo Cultural cultural é um desafio para o avanço da questão enfrentamento do impasse. Segundo a antropóloga Lilian Schowakz Lilia Schwarcz, o estado Estado (1) suaviza (2.1) os problemas sociais ao invés de tentar resolvê-los. Dessa forma, tal eufimismo eufemismo social (2.2) intensifica os entraves, (3) visto que, (4) no imaginário masculino, o papel da mulher está sempre associado aos cuidado cuidados humanos. Por conseguinte, o papel feminino é reduzido a à (5) concepção masculina, o que contrária contraria (6) ideias como "lugar de mulher é onde ela quiser" (7).

(1) A palavra "Estado", com o sentido de "nação politicamente organizada", deve ser grafada com inicial maiúscula; com o sentido de "unidade federativa", em contrapartida, deve ser iniciada por minúscula. Por exemplo:
"O Brasil é um Estado soberano" -> Sentido de "nação politicamente organizada".
"Minas Gerais é um estado acolhedor" -> Sentido de "unidade federativa".
(2) O que significa "suaviza" nesse contexto? E "eufemismo social"? Em razão dessas lacunas, não ficou clara a relação entre a omissão do Estado e a invisibilização das mulheres.
(3) O conectivo "visto que" deve ser precedido por vírgula.
(4) Isole com vírgulas o adjunto adverbial longo deslocado "no imaginário masculino".
(5) Acompanhe o raciocínio:
O que está reduzido está reduzido a algo -> O particípio "reduzido" requer a preposição a.
O que = O papel feminino
algo = a concepção masculina -> O substantivo "concepção" é precedido pelo artigo feminino a.
O papel feminino está reduzido a + a concepção masculina.
O papel feminino está reduzido à concepção masculina.
Para mais informações, acesse: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(6) O substantivo "contrária" recebe acento agudo, mas o verbo "contraria" não. A sílaba tônica deste é "ria"; já a daquele, "trá".
(7) Evite recorrer a chavões do senso comum, principalmente se a linguagem for coloquial.

Outrossim, é válido salientar que há poucas discussões a respeito do trabalho de cuidado humano por parte das mulheres. De acordo com Djamila Ribeiro, para resolver os problemas da sociedade, é necessário os tirar tirá-los da invisibilidade. Nesse viés, (1) é evidente que a falta de debates a respeito do trabalho de cuidado (1) realizado majoritariamente pelo público feminino é um empecilho para a resolução do conflito, visto que a população não dá a devida importância ao problema (2). Em razão disso, fica clara a urgência em abordar esse tema.

(1) Sugestões para assegurar a produtividade: "Nesse viés, confirmando o ponto de vista da filósofa, é evidente que [...]" ou "Nesse viés, corroborando o argumento da filósofa, é evidente que [...]".
(2) Cuidado com a repetição de palavras e de ideias.
(3) Por quê? O que motiva essa indiferença social? Desdobre mais o argumento.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Por isso (1), cabe ao governo federal, em parceria com o ministério da educação - Órgão órgão responsável por implementar e gerir a grade curricular das escolas - realizar palestras que abordem o machismo e o trabalho de cuidado feminino, por meio da apresentação de dados e filmes ou séries que acrescentem (2) a à discussão, com o intuito de tirar da invisibilidade esse problema e paralelamente combater o machismo. Apenas assim, casos como o do filme "meu pai" "Meu pai" poderão acabar (3) (4).

(1) Não é necessário usar conectivos conclusivos em duas frases consecutivas.
(2) Acrescentem o quê?
(3) Proposta completa. Parabéns!
(4) Boa retomada. Parabéns!

C1 - 160. Há poucos desvios.
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 120. Há uma quantidade considerável de lacunas argumentativas.
C4 - 160. Atente-se às repetições.
C5 - 200. Parabéns!

Total - 840

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)

P.S.: se me permite a curiosidade, quanto você tirou no ENEM?
Como sempre, análise impecável, Felipe! :)
Muito obrigado, @Fortes! :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
97 Exibições
por leocardoso
2 Respostas 
316 Exibições
por RAFOXY
0 Respostas 
142 Exibições
por jujuf
0 Respostas 
180 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
171 Exibições
por Sthefanysbm
Minha 50° redação desse ano de 2023
por Drpdc    - In: Outros temas
5 Respostas 
446 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
51 Exibições
por weberson
4 Respostas 
164 Exibições
por LuynneMatos
0 Respostas 
87 Exibições
por mairaaz
0 Respostas 
68 Exibições
por Ana24020

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM