A príore, a desvalorização dessa atividade é devido preconceitos e tipos de discriminação ligados tanto ao sexo quanto a raça. No livro "O cidadão de papel" o jornalista Gilberto Dimenstein critica a maneira como as leis são tratadas no Brasil e como os direitos aparentam estarem apenas no plano teórico, "somente no papel". Essa máxima do autor revela a incongruência do direito proposto pelo Artigo 5° da Constituição Cidadã com o machismo sofrido pelas mulheres no trabalho de cuidado. Dessa forma, esse ofício é marcado pela marginalização e negligência pelo corpo social, por conseguinte é desrespeitado através da má-remuneração e qualidade de vida, por exemplo.
Outrossim, o trabalho de cuidado é extremamente importante para o país, visto que está relacionado desde a proteção dos pequenos e idosos até a educação, alimentação e segurança. Contudo, o grau de importância dessa atividade parece não acompanhar as devidas condições de trabalho. No filme "Que horas ela volta?" a personagem principal, mãe, em uma medida desesperada decide abandonar a sua filha para ir trabalhar como empregada doméstica, submetendo-se a péssimos direitos trabalhistas. Percebe-se que o dilema da personagem é o mesmo dilema de milhares de brasileiras que sofrem com baixos salários, jornadas de trabalho longas, tratamento inadequado e pela falta da garantia de direitos.
Logo, a fim de mitigar esse problema social a invisibilidade deste trabalho, deve-se valorizar essa atividade por meio de ações do governo. O Ministério do Trabalho, órgão responsável pelas diretrizes trabalhistas do país, há de intervir com melhores condições de trabalho, por meio de salário maiores, auxílios, jornadas de trabalho reduzidas e pela fiscalização, a fim de propiciar um trabalho mais justo. Ademais, o Ministério da Mulher em parceria com o Estado deve diminuir a desigualdade de gênero, através de eventos de conscientizações, em escolas por exemplo, a fim de obter uma sociedade mais igualitária. Assim, sendo possível que as mulheres sejam valorizadas como na cidade de Esparta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.