O não incentivo a leitura vem desde a infância, muitas crianças não têm acesso a livros e onde muitas delas passam a maior parte do dia nas escolas e não lêem um livro por ano. Não sendo por falta de recursos, pois nas escolas possuem bibliotecas que disponibilizam livros de vários gêneros e muitas vezes os estudantes não podem pegar um livro para ler em casa e na escola não tem um horário livre para tal coisa.
No entanto, esse problema é algo de anos atrás que ainda está a mercê de uma solução. O não incentivo a leitura é nítido quando observamos bibliotecas paradas e sem uso nas escolas, falta de bibliotecas públicas em bairros carentes e com falta de recursos para leitura, pessoas com acesso a internet e não procuram por livros ou outros artigos de leitura, pelo contrário usam a internet com estímulos de algo que não agregam em sua vida e muitas crianças estão indo por esse caminho.
Portanto, é importante pensar nos benefícios atribuídos à leitura além de um conhecimento maior e em diversas áreas. Também podemos destacar na área da saúde, estudos mostram que leitores têm menos chances de desenvolvimento da doença Alzheimer, pois a leitura estimula o cérebro fazendo com que os picos de esquecimento de informações sejam menores ou quase nulos. Para levar pessoas a ler, e ter interesse é preciso que esse estímulo venha desde a infância principalmente nas escolas, a partir do momento em que as crianças já aprendem a ler e escrever já podem ser influenciadas sobre a importância da leitura, e assim terão autonomia para buscarem livros na biblioteca ou online, e fazer a leitura e logo ser cobrado um resumo do livro lido. O Ministério da Educação pode adicionar como uma carga horária na grade das escolas principalmente durante as aulas de literatura, onde muitas vezes são aulas vagas ou substituídas por outras matérias. Com certeza formariam pessoas com um vocabulário rico em palavras com uma comunicação rica de argumentos próprios e de mentalidade responsável, a leitura pode mudar uma geração onde a desinformação predomina para uma geração de saberes, cultura e livre arbítrio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada